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4 KPIs importantes para anunciantes no Marketing de Afiliados

24 de setembro de 2014
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Analisar dados é essencial para manter o bom desempenho das suas campanhas. Ter a sua marca exibida em centenas de milhares de canais de afiliados não só é uma ótima alternativa de publicidade, como também garante o ROI (Return of Investment) e dá escalabilidade ao seu negócio.
Se você já investe nesse mercado (ou pretende investir em breve), há 4 KPIs (Key Performance Indicators) que são fundamentais. São eles que darão a visão geral de que o seu negócio está no caminho certo. Portanto, nem pense em não levá-las a sério!

Afiliados

Saber a quantidade de afiliados ativos e acompanhar novos adeptos que divulgam suas campanhas é importante para avaliar o impacto da sua marca e das suas estratégias. Será que sua marca por si só já atrai afiliados? Ou seria interessante realizar campanhas de incentivo, com aumento de comissão, premiações e ampliação do tempo da janela de comissão?
Juntamente com a plataforma de afiliados, você conseguirá formular a melhor estratégia para o seu e-commerce.

Taxa de conversão

Quantos visitantes enviados pelos afiliados foram convertidos em venda? Hoje a média da Lomadee, plataforma de afiliados do Buscapé Company, varia entre 0.55% e 1,55%. Este é um índice considerado alto para o mercado. Portanto, quando o seu e-commerce tem uma grande quantidade de visitantes e poucas vendas, ou seja, pouca conversão, alguma coisa deve estar errada. Algumas hipóteses são:

 Produtos com preço não competitivos;
 Usuários não encontram o que procuram, seja pela navegação confusa ou porque os produtos não existem;
 Dificuldade em acessar o catálogo de produtos ou existência de pop-ups evasivos e menus escondidos;
 Confusão de produtos, sem foco no segmento de atuação;
 Layout sem usabilidade;
 Pixel não funciona no ambiente mobile.

Tráfego

Contabilizar o número de visitantes enviados para seu site por meio de estratégias de Affiliate Marketing permite analisar a movimentação do seu e-commerce sob uma diferente perspectiva. Isso porque o Marketing de Afiliados é focado em conversões, mas também ajuda no fortalecimento e divulgação da marca.
Sempre configure funis de conversão em seus relatórios e veja quantos novos visitantes estão ingressando no seu site. Também verifique a qualificação deste tráfego, que por ser gerado por meio de estratégias de afiliação tende a ser mais fiel e potencialmente interessado em sua marca e produtos.

Aprovação de transações

Essa KPI é muito importante para se conquistar a confiança dos publishers, ou seja, os afiliados da plataforma. Quanto mais cedo você envia os status das transações geradas via plataforma de afiliação, mais cedo os afiliados conseguem fazer as análises do lado dele, seja em estratégias de compra de mídia, disparos de e-mail marketing ou qualquer que seja a prática adotada.
A Lomadee oferece uma solução que permite ao anunciante enviar transações diariamente à rede depois de passar pela operadora do cartão de crédito ou pagamento do boleto.
E lembre-se sempre: Trabalhar com Marketing de Afiliados é como cuidar de uma planta. Deve-se regar sempre para que ela cresça. Portanto, ofereça material frequente, cupons, promoções e um bom payout. Marketing de Afiliados é como um organismo, que pode crescer quando regado, mas também pode morrer se faltar água.

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