• Avatar
  • por Henrique Mengue
  • Publicitário de formação, possui 15 anos de experiência no mercado de TI, sendo 10 anos trabalhando diretamente com e-commerce. Hoje, é CEO da EZ Commerce, empresa que oferece soluções para comércio eletrônico com mais de 500 clientes ativos em todo o Brasil.

9 dicas para melhorar a gestão do seu negócio em 2016

2 de fevereiro de 2016
Share Button

A virada do ano é um importante momento de renovação para o empreendedor, que deve aproveitar para fazer uma retrospectiva, aprender com os erros e acertos e planejar as evoluções e correções para o próximo ano. Sem um plano claro, o empresário navega sem saber onde quer chegar.
Veja algumas dicas de gestão para definir um planejamento eficaz para 2016:

1- Projete o crescimento financeiro

Toda empresa precisa crescer, então colocar uma meta de faturamento é muito importante. Procure ser razoável e lembrar que todo crescimento requer investimento, seja em tecnologia, marketing e pessoas, estando alinhado com os custos.
O ideal é comparar com concorrentes do mesmo mercado.

2- Controle os dados financeiros

Para quem está começando é vital entender os números. Uma boa resolução seria contratar um consultor (ou pedir ajuda a um amigo que entenda bastante) e criar um modelo de controle.
Pode ser uma planilha de Excel ou um ERP simples. O empreendedor deve entender os conceitos e encontrar uma forma de medir, mensalmente, seu resultado de vendas, demonstrativos de resultados, fluxo de caixa, estoques, etc.

3- Escolha três novas métricas para a empresa

Identifique três quesitos que ainda não são controlados, dando preferência aos que são passiveis de ações corretivas, caso estejam abaixo do esperado.
Alguns exemplos são a taxa de conversão de visita de vendas (quantas empresas eu visito e quantas consigo vender), Retorno de Investimento (ROI) de uma campanha de Google ou percentual de inadimplência. O importante é ter um plano de ação para quando essas métricas não estiverem boas.

4- Controle gastos

Um grande erro das pequenas empresas é projetar um crescimento de receita e de gastos juntos. A lógica de que “é preciso gastar mais para vender mais” é perigosa, pois muitas vezes atingimos o plano de despesas, mas não batemos a meta de vendas.
Isso gera um grande descompasso nas empresas e, muitas vezes, é motivo de falência. Tente projetar metas mais curtas, mensais, trimestrais e só comece a aumentar os gastos quando tiver confirmação das vendas.

5- Escute mais seus clientes

Realizar pesquisas e pegar o feedback dos clientes é fundamental para levantar quais os pontos relevantes que atrapalham, quais são os pontos fortes que impulsionam, etc.
É importante estar de coração aberto para escutar críticas e pensar em melhorias, ou até em guinadas mais fortes. Para não deixar o objetivo abstrato, coloque uma meta de quatro agendas anuais, com cinco clientes por vez. Ao final de cada etapa, chame o seu time e discuta sobre o valioso papo com os clientes.

6- Escute mais o seu time

Toda empresa é feita de pessoas. Em uma pequena empresa, cada funcionário é muito importante, pois, muitas vezes, uma única pessoa responde pelas vendas, ou pela entrega, ou pelo atendimento. Um colaborador desmotivado ou jogando contra pode deixar toda uma área com problema.
Planejar reuniões estruturadas de feedback com o time é vital para saber como está o clima organizacional, além de estratégico. Assim, o gestor pode escutar, atuar como mentor e estimular o crescimento das pessoas, trazendo um maior trabalho em equipe.

7- Olhe para o mercado

Como o empreendedor está sempre com muitas tarefas é comum se envolver com vendas, atendimento, financeiro, pessoas, etc. Uma boa forma é participar de eventos relevantes no seu setor para oxigenar as ideias.
Faça um calendário com 3 a 4 eventos, compile o que aprendeu nesses encontros e discuta com o seu time. Muitas vezes olhamos tanto para dentro que esquecemos de enxergar as mudanças que estão acontecendo lá fora.

8- Prepare pessoas para o próximo estágio

Em uma empresa em crescimento é muito importante aprender a delegar e dar responsabilidades para as pessoas. Um líder centralizador pode encontrar grandes dificuldades conforme a empresa cresce. Foque energia em encontrar o perfil certo e em ser um mentor para que seus funcionários possam assumir desafios para que a empresa chegue ao próximo estágio.
Sem essas pessoas, o negócio será totalmente dependente do fundador. Liste quais as primeiras tarefas que podem ser delegadas, coloque em um cronograma ao longo do ano e repasse o plano a cada mês ou trimestre.

9- Acredite sempre

Um grande empreendedor se dá pela capacidade de planejar e, principalmente, de executar seus sonhos e projetos. Entenda que nessa jornada vai ser preciso se doar muito e motivar os outros a esta doação de tempo e energia.
Um novo ano é uma ótima oportunidade para alinhar os ponteiros, buscar energias e começar um novo ciclo. Esteja motivado, focado e com todo o gás para levar o seu negócio cada vez mais longe.

Você também vai gostar

Tirando projetos do papel em tempos difíceis Foto por @thaminstry. Como validar ideias de produtos, serviços ou campanhas sem precisar de um grande orçamento ou da mobilização de toda a empresa? ...
Black Friday, boas práticas para lucrar com Marketing de Afiliad... A Black Friday, que este ano acontece no dia 28 de novembro, já se consolidou entre as principais datas do e-commerce brasileiro, registrando milhões ...
Quem compra o quê, como e onde! As tendências de Moda do e-comme... O final de novembro está se aproximando e os internautas já começaram a planejar as compras de Natal. Como o volume de vendas no e-commerce continua a...
Case: como migrar de plataforma e crescer suas vendas rapidament... Migrar de plataforma é sempre um problema... Bom, na verdade nem sempre. ? Para provar que é possível migrar sem traumas e obter resultados rápidos e ...
Webinar: Blog como ferramenta de vendas + Como importar produtos... Acontece esta semana, dois bate-papos online para interessados no E-commerce. Na quarta-feira (24), é a vez do Marketing de Conteúdo, falando de como ...
MVP não é um produto mais barato O MVP não foi feito para você gastar menos dinheiro, e sim para você aprender de forma mais inteligente. Um produto mínimo viável (MVP ou minimum viab...
E-commerce fatura R$ 9,75 bilhões no primeiro trimestre de 2016 Apesar do cenário econômico desfavorável, setor não apresentou queda na comparação com o mesmo período em 2015  O faturamento do setor no Brasil ating...
Por que integrar um sistema ERP ao seu e-commerce? Se você ingressou recentemente no comércio virtual, é possível que ainda não esteja por dentro de metodologias voltadas para a otimização e automação ...
Como seria um e-commerce na vida real? Já imaginou como seria um processo da venda de e-commerce dentro de uma loja física? O ideal seria existir o mesmo processo na loja física e na virtua...
Black Friday: A hora e a vez do pequeno lojista A Black Friday deste ano é uma das datas mais esperadas, sobretudo por representar um fôlego nos resultados do varejo. De acordo com uma pesquisa real...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>