A experiência do usuário deve ser uma das prioridades entre os empreendedores que possuem e-commerce. Os conceitos de UX e UI para e-commerce são essenciais para ter um bom posicionamento no mercado, cada vez mais dinâmico.

São termos ainda não tão populares entre os empreendedores brasileiros, mas que merecem atenção.

O que é UX e UI para e-commerce?

Vamos conferir os conceitos para depois discutir a sua importância. UX Design significa justamente experiência do usuário.

Com foco na usabilidade e acessibilidade do seu e-commerce, é preciso estar sempre atento em como fazer com que o usuário permaneça mais tempo em sua loja virtual, encontrar o que precisa, navegar sem dificuldades, perceber vantagens, sem que fiquem dúvidas sobre o que o usuário irá encontrar. São os recursos de interação o foco central.

Este trabalho não é percebido pelo usuário. Ele simplesmente usufrui sem perceber do seu resultado.

Good design is invisible

As estratégia devem considerar a otimização, a construção do layout, o conteúdo, o comportamento das pessoas no site, etc. O UX é mais interno, enquanto o UI é mais perceptível ao usuário.

UI (Design de interface do usuário) é a interface em que o usuário tem contato direto – botões, anúncios, banners, cores, fontes, estilos, imagens, etc. Refere-se aos recursos de identificação. A estratégia de UX e UI para e-commerce é desenvolver estes dois conceitos paralelamente e de forma integrada.

Vantagens de UX e UI

Durante a visita do cliente, é preciso facilitar o acesso antes mesmo de ocorrer o checkout.

A interação deve privilegiar as etapas anteriores à finalização da compra ou, se o usuário tiver acesso a muita interação nesta fase, pode não efetivá-la. Contudo, é muito importante ter sempre em mente a experiência positiva em todas as fases.

O usuário deve conseguir finalizar a compra com o menor número de cliques possível.

As vantagens do UX para o e-commerce é mobilizar o usuário à compra, com foco justamente no que o produto tem a oferecer, como ele está representado na loja e as opções de interação que o site oferece. A ideia é promover mais agilidade e menos dificuldade para o usuário.

O UX permite uma navegação clara e dinâmica, sem excesso de cliques, retornos ruins ou problemas de carregamento. Além disso, o projeto de UX pode ainda ter foco no que deseja o cliente, apresentando, de maneira estratégica, mais daquilo que ele busca.

Quando o gestor do e-commerce sabe sobre os desejos e emoções do cliente, pode desenvolver uma estrutura de navegação mais assertiva.

O UI entra nesta fase: além da funcionalidade (UX) a identidade visual é muito importante para impactar o cliente. São conceitos que devem trabalhar juntos. Quanto ao UI, é preciso criar um projeto em que a escolha de cores, o alinhamento com o estilo da loja, a hierarquia das informações, a comunicação harmônica das páginas, o layout personalizado, as imagens de alta resolução e outros elementos devem dialogar.

Como aplicar UX e UI para e-commerce?

O primeiro passo é conhecer o seu cliente: quem é, o que busca, quais produtos secundários buscaria, quando acessa, como acessa, quanto tempo permanece no e-commerce, o que o faz efetivar a compra, quais páginas menos e mais acessadas e, enfim, o comportamento do usuário.

Em seguida, é preciso conhecer a estrutura do seu e-commerce atual: o que funciona, erros das páginas, problemas quanto à imagens e conteúdo, o esqueleto de páginas e funções de menu, elementos visuais de forma geral, etc. É preciso reconhecer problemas e pontos a melhorar.

Há muitas ferramentas e boas práticas para implantar o UX e UI para e-commerce, mas o ponto de partida é saber as necessidades do seu cliente e da sua própria loja. Além de uma implementação total, é sempre importante considerar estes conceitos durante toda a sua atuação, já que um site sempre tem mudanças e novidades.

Eye-Tracking: Para onde vão os olhos do visitante em um website

Rodrigo Marinho
Author

Bacharel em Comunicação social, atua como Head of E-commerce na Cia Taurus Helmets, trabalha há mais de 10 anos com e-commerce, Growth Hacking Consultant. Fundador e redator do blog sobre e-commerce e business online DevidaVenia.com.

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