Na primeira parte deste post avaliamos 4 lojas virtuais, baseado no princípio de Posicionamento de Marketing de Ryan Mathews e Fred Crawford.

Agora vamos colocar umas pimentas nessa geleia 🙂

Vou acrescentar mais quatro fatores que sem dúvida não passaram na cabeça de Ryan e Fred (que lançaram o livro Mito da Excelência em 2002), e são cruciais para as lojas virtuais  de hoje. Estes agora levam em conta a competitividade no ambiente online.

SEO: não menosprezando de forma alguma os anúncios pagos, mas é fato que lojas bem posicionadas na busca orgânica melhoram de forma significativa suas margens de lucro e as tornam mais saudáveis financeiramente, portanto mais competitivas.

Amigável para telas móveis (mobile friendly):
o quanto a navegação na sua loja é agradável para quem usa  aparelhos móveis? Com o crescimento exponencial das compras por celular, quem não conseguir bons índices neste quesito, vai ficar cada vez mais para trás na luta pelo consumidor. Lembrando que o IBGE divulgou em 2018 que o celular passou a ser o principal acesso a Internet dos brasileiros (70,5%), segundo estudo realizado em 2.017..

Presença em marketplace: se o seu concorrente está em um marketplace e você não, é bem possível que em breve ele deverá experimentar um crescimento que só a escala dos grandes é capaz de oferecer e você poderá ficar para trás. É claro que é preciso fazer conta, e verificar se o se a margem do seu produto comporta as comissões exigidas pelos grandes varejistas.

Velocidade de carregamento:
uma pesquisa feita pela empresa Akamai, revelou que 40% dos consumidores fecham o site se a página não carregar em menos de 3s. Outra constatação foi que para 52% dos compradores, a velocidade do site influência na fidelização com a marca. Estas duas informações fazem com que esse fator tenha influência direta na competitividade da loja.

Deste modo a teia ficará um pouco mais complexa:

Para exemplificar, vamos usar a Amaro.com novamente de exemplo para chegarmos em um índice de competitividade baseado nos fatores destacados neste post e também da Parte I.

O ideal é claro que você aplique essa análise na sua loja e também em seus concorrentes.

Aí você me pergunta , mas como medir esses fatores? 

Com ferramentas! Eu te respondo 🙂

No caso vamos usar ferramentas gratuitas, mas não faltam excelentes ferramentas a baixo custo  ainda mais completas que as abaixo e que valem cada centavo investido.

Então vamos lá:

SEO: usaremos a ferramenta gratuita do Neil Pattel o SEO Analyser  que dá uma nota para o SEO do site basta você colocar a url no campo informado.
Nota da Amaro: 91 (de 100). Uma ótima nota, vamos considerar aqui um 9 para este quesito.

 

Mobile Friendly: para este fator usaremos duas ferramentas, o Google Mobile Friendly Test e também o MobiReady por ser mais completo e igualmente gratuito.

Na Google M. F. Test, a Amaro “passou de ano” com o resultado “Página é otimizada para dispositivos móveis”:

 

Porém no MobiReady, a Amaro.com, pontuou com 0,82 onde o pico do gráfico é 3.0. Um valor abaixo do esperado principalmente se compararmos com lojas como a C&A que obtiveram 1,28 na mesma avaliação. A ilustração gerada pela ferramenta, mostra ainda certa dificuldade de visualização em alguns elementos da Home.

 

Com isso vamos atribuir uma nota 7, para este quesito.

Presença em Marketplace: para medir a presença em marketplace, infelizmente não temos uma ferramenta. Este tem que ser na unha :-), ou melhor no Google . Pesquisamos por: roupa Amar.com
Imediatamente a pesquisa da busca trouxe; os produtos da Amaro, nos principais marketplaces do segmento de vestuário como Zattini, Dafit, Stylight, Kanui, entre outros.

Com isso, podemos atribuir um 10 na sua presença em Marketplaces.

Velocidade de carregamento: para sabermos qual a velocidade de carregamento no mobile e no desktop usaremos o PageSpeed Insights do Google  , e vamos ver a nota atribuída.

Como se pode ver, esse é o quesito que a loja segundo a analisa, tem mais a melhorar.
Atribuiremos um 5 para esta questão.

Com isso temos a seguinte pontuação:

SEO : 9
Mobile Friendly (MF): 7
Presença em Marketplace (MP): 10
Velocidade de carregamento (VC): 5

 

SEO : 9
Mobile Friendly (MF): 7
Presença em Marketplace (MP): 10
Velocidade de carregamento (VC): 5

Se levarmos em conta os fatores analisados na primeira parte, temos:

Preço ($) : 8
Produto (P): 8
Facilidade de Acesso (A): 10
Experiência do cliente (EC): 9

Mas se você é como eu que adora índices absolutos, então aí vai uma sugestão para colocar em números a teia de competitividade. Você pode  usar a fórmula já consagrada do NPS, tão conhecido dos profissionais de e-commerce.

Desta forma vamos desprezar os números de 7 a 8 e subtrair  os extremos. Assim temos a soma % do número de notas 10 e 9 menos a soma % das notas avaliadas de 6 a 0.

  • notas detratoras: 12,5% (de 0 A 6)
  • notas neutras: 37% (7 e 8)
  • notas promotoras: 50% (9 e 10)

ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE = 38% (50%-12,5%)

Com isso podemos repetir todo o processo de análise para os concorrentes diretos da Amaro.com, como Zara, Renner e teremos um visão mais clara dos pontos que a empresa poderá investir esforços para melhorar ainda mais sua competitividade.

Esta é uma  abordagem essencialmente analítica. Uma abordagem estratégica, levaria em conta fatores mais estratégicos porém mais subjetivos e que também podem ser crucial na para vencer a concorrência como por exemplo: a inovação, a capacidade de reação da empresa, cultura digital, nível técnico dos colaboradores.
Note que a Amaro.com, tem sua essência o omnichannel por exemplo, e está inovando o modo de vender roupa em seu segmento, Isto sem dúvida abre uma frente de vantagem em relação a muitas lojas que são apenas multicanal (e seus canais de vendas não se comunicam entre si). Mas este é assunto para um próximo post!  Ate lá!

Author

Formado pela Escola de Eng.ª Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine. Está no segmento de comércio eletrônico desde 1999, já atuou como executivo de grandes portais como UOL e Terra, sócio de agencia digital, sócio de startup de treinamento de e-commerce do Grupo Buscapé Company e de agencia de marketing digital. Atualmente é palestrante do SEBRAE, mentor, professor, sócio-fundador do Blog Profissional de E-commerce, e criador do livro Checklist Definitivo da Alta Conversão.

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