• Avatar
  • por Rock Content
  • A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

Como fazer vídeos para e-commerce sem gastar muito

9 de junho de 2015
Share Button

Vídeos para e-commerce são uma maneira muito interessante de explorar as potencialidades dos produtos, independentemente do segmento. Desde apresentações, testes ou comparativos, existem diversas formas de utilizar essa ferramenta para aumentar as vendas.
Neste artigo, abordamos alguns aspectos técnicos fundamentais para que você consiga fazer vídeos que atraiam o público certo para sua loja virtual e realmente ajudem a garantir as vendas. E não se assuste, pois isso não quer dizer que você terá que gastar muito dinheiro! Vamos lá?

Utilize uma boa câmera

Para se atingir um bom resultado, é preciso investir em uma boa câmera. Existem modelos semiprofissionais que custam bem menos que uma câmera profissional, mas que entregam vídeos com qualidade.
Busque marcas conhecidas e confiáveis, como Canon, Nikon e Sony, por exemplo. Dica? Algumas câmeras normalmente consideradas apenas para Fotografia, entregam qualidade excelente para vídeo. Uma Canon T3i, por exemplo, pode ser uma ótima saída.

Valorize o áudio

Outro ponto extremamente importante é o áudio. Se for um vídeo com voz, é fundamental que as pessoas consigam entender perfeitamente o que está sendo dito.
Nesse caso, é interessante investir em um gravador e um microfone de lapela (esses que ficam presos na roupa). Esse aspecto, junto com a iluminação, é o que dará caráter profissional à produção, agregando a ela mais valor.
Existem microfones de lapela de marcas mais “genéricas” que entregam excelentes resultados. Lembre que sua câmera (caso opte pela fotográfica que filma) vai precisar de uma entrada para o microfone.
Outra possibilidade que pode ser adotada é gravar o áudio separadamente pelo celular (O iPhone captura áudio com qualidade fenomenal! Smartphones com Android normalmente também entregam bons resultados). Para esta saída, você precisará sincronizar o aúdio com o vídeo em algum software de edição. Lembre de bater uma palma para facilitar sua edição.

Prepare bem a iluminação

Esse é outro ponto muito importante nos vídeos para e-commerce. O ideal é equipar com refletores o ambiente onde será feita a filmagem.
Para isso, é possível encontrar boas opções com custo baixo na internet. Há também muitos tutoriais no Youtube, que ensinam a fazer refletores caseiros. Não importa por qual das duas formas você irá optar, o essencial é manter a iluminação perfeita para destacar o produto à venda. Recomendamos utilizar lâmpadas fluorescentes ou de led.

Garanta a identidade da marca através da ambientação

Nem sempre o proprietário de um e-commerce possui um espaço ideal para a confecção dos vídeos dos seus produtos. Mesmo assim, com alguns ajustes, a sala da sua casa, ou até mesmo a garagem, podem se transformar em um estúdio improvisado.
O mais importante é ter em mente que o consumidor entenderá o ambiente do vídeo como parte da identidade da sua marca. Por isso, evite ambientes bagunçados, desorganizados e sujos — a menos que isso faça parte, de alguma maneira, da sua estratégia.
Portanto, nada de deixar o azulejo da cozinha ou do banheiro aparecendo, combinado?

Entenda a linguagem do seu público

Qual é o seu público? Jovens? Mulheres de 30 a 40 anos? Homens entre 25 e 35 anos? Essa resposta é muito importante para acertar o tom com o qual você irá se comunicar com os consumidores.
Dependendo do público-alvo e do produto que está sendo anunciado, você poderá ser mais descontraído ou se manter mais formal. O mesmo vale para as roupas do apresentador do vídeo — caso haja algum.
Lembre-se: o vídeo será a porta de entrada de muitos novos consumidores no seu negócio e também o ponto decisivo para fechar uma venda. Por isso eles devem ser levados muito a sério!
E então, você tem mais alguma dica para nossos leitores ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Não deixe de escrever o seu comentário e conferir também o nosso e-book gratuito para download Como fazer vídeos profissionais e vendedores para e-commerce.

call-to-action-ebook-videos

Você também vai gostar

Como lojas virtuais de pequeno porte podem aproveitar o Black Fr... No dia 29 de novembro, acontece a quarta edição do Black Friday Brasil, conhecido como dia mundial de descontos e inspirado na grande liquidação que a...
Entrevista: Investidores estão mais rigorosos atrás de resultado... Entrevista. Nesta segunda-feira, o Mundo do Marketing publicou uma entrevista com Pedro Guasti falando sobre investidores e o mercado de E-commerce. D...
E-mail marketing e datas comemorativas: 5 tipos de e-mails para ... Uma campanha de e-mail marketing em datas comemorativas pode contar com diversos formatos. No artigo anterior mostramos os 6 erros mais comuns nas est...
5 ferramentas importantes para você montar sua primeira loja vir... O comércio eletrônico está sendo uma opção para lojistas fugirem da crise, por isso cada vez mais pessoas pensam em montar uma loja virtual, para que ...
Natal 2014: E-commerce deve atingir 5,2 bilhões de faturamento n... Natal 2014 - No total, mais de 14 milhões de pedidos serão feitos no período que antecede a data A procura por presentes de Natal já começou e a estim...
Assista: Melhore suas vendas com comparadores de preço Você sabe qual é a melhor forma de divulgação para uma loja virtual? A resposta é fácil: é aquela que dá maior retorno sobre o que você investiu (ROI)...
NRF 2016: Preparado para o maior evento mundial do varejo? Nos dias 17 a 20 de janeiro de 2016 em Nova York, será realizada o maior evento do varejo mundial, a NRF 2016 - Retail's Big Show. O evento ocorre há ...
E-commerce cresce 51% na Black Friday 2014 Foram registrados mais de 2 milhões de pedidos na Black Friday 2014. Na busca pela melhores ofertas, usuários aumentam em quase 500% acesso ao site do...
5 boas práticas para evitar processo jurídico no e-commerce O problema de processo jurídico no e-commerce assombra até os melhores lojistas. Os custos envolvidos na defesa sempre superam os ...
25 materiais gratuitos para educar o Profissional de E-commerce Nós da Universidade Buscapé Company produzimos diariamente materiais relevantes para educar e auxiliar o crescimento do empreendedor e do profissional...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Um comentário sobre “Como fazer vídeos para e-commerce sem gastar muito”

  • Avatar

    A melhor opção para profissionalizar seu negócio é buscar algum parceiro que tenha experiência na produção de vídeos e esteja disposto a valorizar o seu negócio junto com você.
    A DHL Filmes (http://www.dhlvideoproducoes.com) produz vídeos de produtos para e-commerce com custos excelentes. A partir de R$180,00 por vídeo.
    Isso é quase nada frente às enormes vantagens que o vídeo produto traz para seu negócio!
    Vale a pena.
    Tempo é dinheiro. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>