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  • por Ana Rita Polachini
  • Especialista em web analytics e métricas. Certificada Webtrends e Google Analytics, atua há 8 anos na área, teve passagem por empresas como CLM e Wunderman, atuando na implementação, suporte e análise de métricas em grandes empresas como Americanas, Submarino, Banco Bradesco, Banco Itaú, Microsoft, entre outros.

Como monitorar todas as ações do visitante através de uma URL personalizada

5 de maio de 2015
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Peopleee, quando falamos de conversão e ROI com o menor custo ou ativação de base com mínimos esforços tanto para o pequeno quanto para o grande varejista (ou para qualquer tipo de site) logo vem à nossa cabeça o e-mail marketing.

Mas uma pergunta é recorrente quando pensamos neste tema: O e-mail marketing funciona mesmo? Se realizado de acordo com algumas boas práticas, o e-mail marketing irá se tornar, se não a melhor, uma das 3 melhores opções de retorno e de ativação de base da sua loja ou do seu site.

Mas e aí, como fazemos para ver se ele funciona mesmo e está trazendo resultados reais para o meu site ou para minha loja? É simples, prometo. Vamos começar à monitorar todas as ações/cliques originadas do e-mail que meus visitantes realizaram.

Para monitorar essas ações/cliques basta taguear uma url, esta url personalizada com as novas marcações (parâmetros específicos de cada campanha) substituirão a original em todos os links do seu e-mail. É muuuuito fácil taguear um link.

Basta seguir o passo-a-passo do “Criador de URL”, do Google Analytics.

Este link vai ajudar: Campaign URL Builder

Vou usar de exemplo o e-mail do site da VAGAS.com. Este e-mail é enviado para cada visitante que seleciona receber alertas de novas vagas.

Observe que o e-mail é claro, objetivo e proporciona uma navegação direta. Com partes especificas que precisam ser monitoradas, separei elas da seguinte forma:

1. Header (cabeçalho).
2. Anúncio de vagas.
3. Conte para a gente.
4. Barra de busca.
5. Atualização de currículo (Banner Footer).
6. Esclareça suas dúvidas (Banner Footer).
7. Footer (rodapé).
8. Mídias Sociais.

case-email-mkt-vagas

Áreas bem definidas, hora de criar nossas urls para monitorar cada passo do seu visitante impulsionado pelo e-mail.

O Criador de URL está dividido em duas partes. Na primeira, colocamos a url de destino e na segunda colocamos os dados da campanha: origem*, mídia*, termo, conteúdo e nome da campanha* (os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório para o monitoramento.

É importante explicar melhor o significado de cada um dos campos que você vai preencher:

• Origem da campanha* (obrigatório): site de origem do clique ou meio de origem do clique.
• Mídia da campanha* (obrigatório): mídia de origem do clique.
• Termo da campanha: utilizado para identificar as palavras-chaves de origem do clique.
• Conteúdo da campanha: utilizado para identificar e diferenciar os tipo de anúncios.
• Nome da campanha* (obrigatório): nome da campanha que o contato será direcionado.

No disparo do Vagas que estamos utilizando de exemplo, temos no clique do header (cabeçalho) somente o site da Vagas.com. O link utilizado para o disparo foi este: http://www.vagas.com.br, com o monitoramento a nova url ficaria assim:

http://www.vagas.com.br/?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=sitevagasheader

Para realizar a construção desta url na primeira parte eu digitei o site da Vagas e na segunda parte eu coloquei os dados do ‘alerta de vagas’/e-mail da seguinte maneira:

contrutor-de-url-ga

Abaixo, listei as outras urls já modificadas de acordos com os cliques como devem ser monitorados. Perceba que no caso do e-mail do Alerta de Vagas somente o campo “nome da campanha” (utm_campaign) foi modificado.

1. Header (cabeçalho)
» http://www.vagas.com.br/?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=sitevagasheader
2. Anúncio de vagas
» http://vagas.com.br/vagas/v1158547/gerente-de-marketing.html?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=gerentedemarketing
3. Conte para a gente
» http://surveymonkey.com/s/alertadevagas?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=conteparagente
4. Barra de busca
» http://vagas.com.br?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=barradebusca
5. Atualização de currículo (Banner Footer)
» http://vagas.com.br/AcessoCand.asp?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=atualizecv
6. Esclareça suas dúvidas (Banner Footer)
» http://vagas.com.br/ajuda?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=esclarecaduvidas
7. Footer (rodapé)
» http://vagas.com.br/?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=sitevagasfooter
8. Mídias Sociais
» http://vagas.com.br/?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=footerlinkedin
» http://vagas.com.br/?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=footerfacebook
» http://vagas.com.br/?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=footertwitter
» http://vagas.com.br/?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=footergoogleplus
» http://vagas.com.br/?utm_source=alertadevagas&utm_medium=email&utm_campaign=footeryoutube

Observação: é recomendado evitar a utilização de caracteres especiais, acentos e espaços nos nomes e dados da campanha (origem, mídia, termo, conteúdo e nome da campanha) na hora de criar seus monitoramentos, ok?

As métricas desses monitoramentos devem encontradas no menu Aquisition – All Traffic – Source/Medium (Aquisição – Todo Tráfego – Origem/Mídia) como você pode ver na imagem abaixo:

Aquisition - Como monitorar a conversão de e-mails com o Google Analytics

IMPORTANTE: É válido destacar que o criador de url deve ser utilizado para todos os apontamentos externos que você fizer para seu site, seja de e-mail marketing, de banners/links de sites parceiros ou de posts em redes sociais, ok?

E aí, este post foi útil? Gostou dele? Precisa de outros temas relacionados com o Web Analytics? Fala para mim, vou adorar o seu comentário!

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