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  • por Thiago Klaumann
  • Thiago Klaumann é Administrador de empresas, Especialista em Gestão Empresarial, Estratégia e Marketing. É co-fundador do Agora Cupom, um portal gratuito de cupons de desconto especializado em lojas virtuais.

E-commerce projeta faturamento de R$ 3,3 bilhões no Dia das Mães

25 de abril de 2019
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Essa é a expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) para o faturamento do comércio eletrônico no Dia das Mães de 2019.

A data será comemorada no dia 12 de maio, e é reconhecida pelo varejo como uma das principais datas do calendário de vendas do ano.

Se a previsão se cumprir, resultará em crescimento de 16% em relação ao Dia das Mães do ano anterior. E vale lembrar que em 2018, a data teve o melhor desempenho dos últimos 5 anos segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, que reúne dados do varejo físico e online.

Ainda falando da projeção da ABComm, o número de compras realizadas pela internet nessa data comemorativa deve ser de 9,81 milhões, resultando em um valor médio de R$ 345 por pedido.

Essa previsão considera o período de 15 de abril até 11 de maio, véspera do Dia das Mães 2019.

A data tem forte apelo emocional entre a população, e grande parte das pessoas tem intenção de comprar algum tipo de presente para a sua mãe.

As categorias mais buscadas para a data devem ser Moda e Acessórios, Cosméticos e Eletrodomésticos. Eletrônicos e Eletroportáteis também sempre são muito procurados. Outros produtos que devem fazer sucesso são flores e artigos de casa e decoração.

Mas o que profissional de e-commerce deve fazer para se preparar e aproveitar esse pico de vendas no Dia das Mães?

É preciso ser estratégico para garantir que todas as engrenagens estejam sincronizadas. São várias frentes que devem ser cuidadosamente planejadas para garantir o sucesso das vendas no Dia das Mães.

Reforçar o Estoque

Analise o perfil de produtos e identifique quais tem maior potencial de vendas para essa data. Categorias mais populares como as citadas anteriormente (Moda, Cosméticos, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Eletroportáteis, Flores, Casa e Decoração…) devem ser campeãs de venda.

Estude seus números e projete o crescimento esperado para cada categoria, e faça a gestão do estoque para ser capaz de atender a demanda. Essa ação é importante também para conseguir negociar preços com fornecedores, ficando mais competitivo na ponta.

Qual modelo de gestão de estoque é ideal para seu e-commerce?

Ofertas Promocionais e Campanhas de Descontos

Preparar ações, ofertas e condições melhores é fundamental para obter sucesso nas vendas para o Dia das Mães. Aqui vale dar desconto no preço, no frete, e ainda fornecer cupons de desconto para os seus consumidores.

Prepare Kits e Combos especiais para tentar aumentar o ticket médio. E divulgação é fundamental, então invista em diversos canais para ser encontrado pelo cliente.

Dependendo no negócio, usar geolocalização nas suas campanhas pode ser muito interessante.

Atendimento e Suporte ao cliente

Essencial garantir que a sua retaguarda estará preparada para atender os clientes e resolver eventuais problemas.

Por isso, é bom estar com a equipe bem treinada para proporcionar uma boa experiência para o cliente que entrar em contato.

No item atendimento também entra a experiência online do cliente, então dê um upgrade na sua hospedagem para suportar o pico de acessos e não causar lentidão ou quedas. É importante preparar a equipe de logística para dar conta do recado na expedição e entrega. É essencial cumprir os prazos para tentar fidelizar clientes.

Canais de Venda

É bom investir em canais de vendas alternativos além do seu próprio site. A melhor maneira de ganhar exposição em outras plataformas é explorar os marketplaces.

Grandes varejistas disponibilizam espaços para que você venda seus produtos em seus sites, aproveitando toda a infraestrutura de cadastros, meios de pagamento, além do principal, visibilidade e credibilidade.

Nesse modelo você divulga o produto e garante que a entrega seja efetuada com sucesso. Bem gerido, as vendas de marketplace podem ser até maiores do que a sua loja virtual própria.

Boa parte do público deixa para comprar os presentes em cima da hora, mesmo pela internet. Então se a sua loja ainda não está preparada para maximizar os resultados da promoção de Dia das Mães, corra que ainda está em tempo!

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