Gamification pode dar o empurrãozinho que seu negócio precisa

21 de maio de 2015
Share Button

Você já foi no McDonalds com “pouca fome” e pensou: Vou pegar apenas o lanche. Mas na hora de fazer o pedido, percebe que a diferença do valor do lanche para “Combo com refrigerante e batata” é pequena, logo, não vale a pena “pedir só o lanche” e você decide pela compra do Combo.
Tudo parece natural, entretanto, do ponto de vista econômico sua decisão deveria ter sido “Comprar apenas o lanche”, pois era o que sua fome demandava e o custo seria o menor.
O que nos leva a tomar tal decisão irracional? Quebrando com a expectativa racional da economia clássica, a ECONOMIA COMPORTAMENTAL leva em conta que é natural tomarmos decisões “satisfatórias” em vez de sempre a ideal/racional/melhor, pois ela leva em conta fatores psicológicos, hábitos, experiência, momento e outros fatores que afetam nossas decisões.
Sendo assim, quando olhamos para nosso negócio, devemos olhar como está montada a Arquitetura de Escolhas para nosso cliente, ou seja, olhando para o fluxo de escolhas que ocorrem do momento do primeiro contato até a efetivação da venda. Quais são os caminhos que levam a tomada de decisão?
Mapear esse processo é interessante, pois podemos encontrar pontos importantes para nosso cliente e partir daí podemos criar Nudges, ou empurrõezinhos, para nossos clientes seguirem o melhor fluxo dentre tantas escolhas que ele tem nesse processo.
A ideia dos Nudge é que possamos criar pequenas intervenções que direcionem o caminho de decisão ideal, isso sem proibir outras possibilidades, assegurando a liberdade de escolha do nosso cliente.
É neste ponto que a Gamificação é eficiente e vai resolver independente do seu negócio. Pois ela cria mecanismos simplificados e com baixo custo para implementação. A Gamificação (ou Gamification) se fundamenta no uso de mecânicas de games e técnicas de game-design, para gerar interesse e ações em outros contextos, como o do seu negócio.
Leia também:

Eu acredito em Gamification, e você?


Livros para ir além:
Nudge – O Empurrão para a Escolha Certa – Richard Thaler
For The Win – Kevin Werbach
Curso:
– Gamification Marketing – Como motivar clientes utilizando estratégias de games – Por Felipe Marlon

Você também vai gostar

Vendas online – faça a escolha certa O ano mal começou e as vendas online já começaram enfrentando novos desafios, se você não está sabendo, eu recomendo que busque por novas leis do ICMS...
Novo E-book Gratuito: Como começar a usar as Mídias Sociais no s... Novo E-book Gratuito. A evolução das mídias sociais é notável. Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Google+ entre tantas outras ferramentas, ganham...
Seu e-commerce não vende? Como o marketing digital pode te ajuda... Temos um dado triste no Brasil: mais de 30% das lojas virtuais fecham nos primeiros 2 anos de atuação, segundo dados do IBGE. Isso se deve, muitas vez...
Sebrae oferece site grátis para empresas O Sebrae, em conjunto com Yola.com  e Google, lançou um programa que oferece site grátis para pequenas empresas que ainda não estão presentes na inter...
Como funcionam as normas da Anvisa e Inmetro nas vendas online? Eu preciso me preocupar com as normas do Inmetro e da Anvisa nas vendas online? Caso você possua uma loja virtual e já tenha se perguntado isso, saiba...
4 estratégias para utilizar cupom na loja virtual Todo mundo aqui adora comprar pela internet, ainda mais se tiver um desconto. Certo? Nos EUA a prática de comprar com um cupom de desconto é bem antig...
O que a Netshoes pode ensinar aos lojistas de marketplace? Desde a chegada da Amazon no Brasil, os principais varejistas online brasileiros colocaram seus esforços em se tornarem marketplaces para centenas de ...
O ciclo de compra e as práticas do Marketing Digital em um proje... Como consultor em uma agência de marketing digital, converso com empreendedores com seus projetos de loja virtual diariamente.  Uma das preo...
Plano de Negócios: Como tornar o Sonho do Empreendedorismo uma r... Plano de Negócios. Um novo negócio sempre começa a partir de um sonho.  Sonho de reinventar uma indústria, de lançar um novo produto ou serviço para a...
Como conhecer a minha persona se não tenho cliente? Sempre quando falo na importância de conhecer melhor a sua persona, alguém faz a seguinte pergunta: “Ok Fabrício, mas como vou conhecer a minha person...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Um comentário sobre “Gamification pode dar o empurrãozinho que seu negócio precisa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>