Gamification pode dar o empurrãozinho que seu negócio precisa

21 de maio de 2015
Share Button

Você já foi no McDonalds com “pouca fome” e pensou: Vou pegar apenas o lanche. Mas na hora de fazer o pedido, percebe que a diferença do valor do lanche para “Combo com refrigerante e batata” é pequena, logo, não vale a pena “pedir só o lanche” e você decide pela compra do Combo.
Tudo parece natural, entretanto, do ponto de vista econômico sua decisão deveria ter sido “Comprar apenas o lanche”, pois era o que sua fome demandava e o custo seria o menor.
O que nos leva a tomar tal decisão irracional? Quebrando com a expectativa racional da economia clássica, a ECONOMIA COMPORTAMENTAL leva em conta que é natural tomarmos decisões “satisfatórias” em vez de sempre a ideal/racional/melhor, pois ela leva em conta fatores psicológicos, hábitos, experiência, momento e outros fatores que afetam nossas decisões.
Sendo assim, quando olhamos para nosso negócio, devemos olhar como está montada a Arquitetura de Escolhas para nosso cliente, ou seja, olhando para o fluxo de escolhas que ocorrem do momento do primeiro contato até a efetivação da venda. Quais são os caminhos que levam a tomada de decisão?
Mapear esse processo é interessante, pois podemos encontrar pontos importantes para nosso cliente e partir daí podemos criar Nudges, ou empurrõezinhos, para nossos clientes seguirem o melhor fluxo dentre tantas escolhas que ele tem nesse processo.
A ideia dos Nudge é que possamos criar pequenas intervenções que direcionem o caminho de decisão ideal, isso sem proibir outras possibilidades, assegurando a liberdade de escolha do nosso cliente.
É neste ponto que a Gamificação é eficiente e vai resolver independente do seu negócio. Pois ela cria mecanismos simplificados e com baixo custo para implementação. A Gamificação (ou Gamification) se fundamenta no uso de mecânicas de games e técnicas de game-design, para gerar interesse e ações em outros contextos, como o do seu negócio.
Leia também:

Eu acredito em Gamification, e você?


Livros para ir além:
Nudge – O Empurrão para a Escolha Certa – Richard Thaler
For The Win – Kevin Werbach
Curso:
– Gamification Marketing – Como motivar clientes utilizando estratégias de games – Por Felipe Marlon

Você também vai gostar

A solução para Ad blocking, fraude e viewability O estudo da Luma Partners apontou as questões da publicidade digital, como fraude, e nós listamos possíveis soluções. Em estudo realizado e divulgado...
Os 7 pecados capitais do Marketing de Conteúdo Por Cassio Politi. O mercado brasileiro vive o momento de transição da comunicação corporativa baseada em assessoria de imprensa com pitadas em redes ...
Marketing de Influência: quem são os influenciadores e como eles... O termo não é dos mais utilizados mesmo em agências de publicidade, mas a ausência da expressão no Brasil não impediu que as ações com influenciadores...
Como criar o preço adequado para vender conteúdo digital Com cada vez mais serviços sendo disponibilizados na internet, desde treinamentos, cursos e atendimentos online, surge também uma dúvida muito comum e...
5 estratégias para melhorar o cross selling e upsell do seu e-co... Cross selling e upselling são estratégias de vendas focadas em melhorar a experiência do seu cliente. A primeira se vale de oferecer produtos compleme...
Movimento Compre do Pequeno Ação visa incentivar os pequenos lojistas e pretende aumentar as oportunidades de compra do usuário. As micro e pequenas empresas representam hoje 95%...
Quero abrir uma loja virtual, por onde eu começo? Vocês sabiam que mais de 70% das novas operações não sobrevivem à competição do mercado por um ano? Algumas duram apenas meses e com isso vem a frustr...
Entenda como vender mais na crise São milhares os empreendimentos que vêm sofrendo com as adversidades geradas pela crise financeira que há tempos assola o âmbito nacional. E não há se...
Cadastro de produtos: como convencer o cliente a comprar Como você espera que a Princesa Aurora escolha o seu travesseiro ao invés do concorrente se você não diz que o seu foi fabricado usando material e tec...
5 formas de obter mais engajamento no e-commerce Fazer compras online está cada vez mais comum, em razão da comodidade, agilidade ou benefícios oferecidos caso o cliente opte pelo e-commerce. Mesmo e...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Um comentário sobre “Gamification pode dar o empurrãozinho que seu negócio precisa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>