Gamification pode dar o empurrãozinho que seu negócio precisa

21 de maio de 2015
Share Button

Você já foi no McDonalds com “pouca fome” e pensou: Vou pegar apenas o lanche. Mas na hora de fazer o pedido, percebe que a diferença do valor do lanche para “Combo com refrigerante e batata” é pequena, logo, não vale a pena “pedir só o lanche” e você decide pela compra do Combo.
Tudo parece natural, entretanto, do ponto de vista econômico sua decisão deveria ter sido “Comprar apenas o lanche”, pois era o que sua fome demandava e o custo seria o menor.
O que nos leva a tomar tal decisão irracional? Quebrando com a expectativa racional da economia clássica, a ECONOMIA COMPORTAMENTAL leva em conta que é natural tomarmos decisões “satisfatórias” em vez de sempre a ideal/racional/melhor, pois ela leva em conta fatores psicológicos, hábitos, experiência, momento e outros fatores que afetam nossas decisões.
Sendo assim, quando olhamos para nosso negócio, devemos olhar como está montada a Arquitetura de Escolhas para nosso cliente, ou seja, olhando para o fluxo de escolhas que ocorrem do momento do primeiro contato até a efetivação da venda. Quais são os caminhos que levam a tomada de decisão?
Mapear esse processo é interessante, pois podemos encontrar pontos importantes para nosso cliente e partir daí podemos criar Nudges, ou empurrõezinhos, para nossos clientes seguirem o melhor fluxo dentre tantas escolhas que ele tem nesse processo.
A ideia dos Nudge é que possamos criar pequenas intervenções que direcionem o caminho de decisão ideal, isso sem proibir outras possibilidades, assegurando a liberdade de escolha do nosso cliente.
É neste ponto que a Gamificação é eficiente e vai resolver independente do seu negócio. Pois ela cria mecanismos simplificados e com baixo custo para implementação. A Gamificação (ou Gamification) se fundamenta no uso de mecânicas de games e técnicas de game-design, para gerar interesse e ações em outros contextos, como o do seu negócio.
Leia também:

Eu acredito em Gamification, e você?


Livros para ir além:
Nudge – O Empurrão para a Escolha Certa – Richard Thaler
For The Win – Kevin Werbach
Curso:
– Gamification Marketing – Como motivar clientes utilizando estratégias de games – Por Felipe Marlon

Você também vai gostar

Como utilizar melhor a geolocalização no mobile na estratégia de... Com o crescimento e consolidação do mobile como a maior mídia disponível, a localização é um dos mecanismos que mais estão em alta ultimamente. O cres...
Índia leva o e-commerce para as favelas e chegará a 100 milhões ... É sempre comum encontrarmos projetos de inovacão e empreendedorismo em áreas remotas ou mal servidas. Em locais onde o acesso a bens e serviços é limi...
8 ações para divulgar gratuitamente o negócio e obter resultados... Montar um negócio na internet leva tempo, envolve logística, reuniões para definir a criação e estruturação do site, além das demandas burocráticas......
5 dicas campeãs para vender a sua ideia Vai um café aí para as noites de insônia? Depois daquele tempo debaixo do chuveiro, ou daquele café forte no meio da tarde, sempre surge uma ideia re...
Como otimizar anúncios durante a Black Friday e a Cyber Monday O potencial de conversões e vendas da Black Friday é enorme, e atualmente isso é fato não só nos Estados Unidos, onde a tradição dos descontos surgiu,...
De gamificação à tela conectada: inovações oferecem melhor exper... Há muito tempo, o mercado compreendeu a importância de simplificar, otimizar e efetivar a jornada de compra do consumidor.  O e-commerce, no enta...
Como organizar as publicações em sua página do Facebook e aument... Já tem em mãos um bom conteúdo para publicar na página da sua empresa no Facebook e transformar seguidores em clientes? Agora, é preciso saber distrib...
4 estratégias para utilização de cupons de desconto no ecommerc... Famosos nos Estados Unidos os cupons de desconto começam a se popularizar no Brasil, porém com a crescente concorrência no e-commerce brasileiro e as ...
São objetivos e estratégias bem definidos, e não o Marketing Dig... Foi-se o tempo em que o Marketing Digital era visto apenas como propaganda na internet ou promoção de marca nas redes sociais. Suas técnicas e possibi...
O que as mulheres querem? As tendências do mercado de moda no e-... Várias perguntas aparecem na cabeça de uma mulher na hora de fazer compras online. Quais são as tendências da próxima estação? Qual é a cor mais fashi...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Um comentário sobre “Gamification pode dar o empurrãozinho que seu negócio precisa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>