Antes de tudo, vamos observar 2 panoramas distintos na vida dos empreendedores:

1- O mundo do e-commerce

Trata da venda de produtos pela internet, englobando vendas, controle de estoque, entregas, fretes, política de trocas, etc. A venda se dá online, e normalmente sem contato pessoal. O cliente entra no site, vê o produto, se interessa, clica e compra.

2- O mundo dos serviços

Profissionais oferecem seus serviços e, geralmente, os clientes entram em contato para saber mais antes de contratar.

Neste artigo, vou falar mais sobre divulgação de serviços. Por quê? Bem…

Na minha visão, em se falando de pequenos negócios, a divulgação de serviços se mostra mais eficaz do que a divulgação de um e-commerce de produtos. Também acarreta um retorno significativo, mesmo com baixo investimento.
Fiz esta comparação porque considero a concorrência no e-commerce desleal.
Grandes lojas simplesmente acabam por engolir as menores, oferecendo os mesmos produtos a preços reduzidos. E digo mais: às vezes o preço nem é mais baixo, mas a fama do estabelecimento traz segurança e conforto para os compradores, que acabam optando pelas lojas conhecidas.
Na hora de anunciar seus produtos no Google (através do Google Adwords), os pequenos empreendedores se deparam com os anúncios incessantes da concorrência. O investimento dos grandes magazines é altíssimo e aplicado nas buscas sobre qualquer produto (graças às palavras-chave dinâmicas, aonde praticamente qualquer produto que o usuário digitar na pesquisa do Google, será impactado com um anúncio relacionado logo no topo).
Portanto, não é fácil alcançar bons resultados no e-commerce de pequenas lojas virtuais. O empreendedor deste modelo de negócio deverá buscar alguma maneira de se diferenciar para que consiga seguir com o negócio e alcançar o sucesso.

Por quê a divulgação de serviços no Google é eficaz?

Em poucas palavras: porque simplesmente não existem grandes magazines que ofereçam serviços. Assim sendo, a concorrência é saudável e todos tem espaço para aparecer.
Na hora de escolher um serviço que esteja precisando, nem sempre o cliente opta pelas empresas conhecidas. Cada vez que faz uma busca pelo Google, todos os resultados que aparecem têm vez.

Boas razões para você combinar sua estratégia de SEO com Links patrocinados

Como anunciar meus serviços no Google?

Bem, já sabemos que isso funciona. Mas como anunciar? Primeiramente, é importante estabelecer que uma campanha de anúncios do Google Adwords deve ser muito bem estruturada, devendo atingir o público certo.
Se, cada vez que alguém clica no seu anúncio, um determinado valor é cobrado, é muito importante que esse anúncio apareça apenas para quem realmente precisa dos seus serviços.
Por exemplo, se alguém precisa desenvolver um site e pesquisa no Google: “vídeo de como desenvolver um site” ou ainda “sites gratuitos”, seu anúncio não poderá de forma alguma aparecer como resultado para esta pesquisa. Isso evita um clique irrelevante e um gasto inútil (afinal, a pessoa deseja aprender a desenvolver por conta própria ou encontrar um serviço grátis, o que não é o caso).
Uma campanha bem elaborada prevê estes cliques irrelevantes, além de garantir que seus anúncios apareçam apenas nas localidades que sua empresa atende, e nos horários estipulados.
Assim feito, dificilmente dará errado. É um caminho certeiro para a conquista de novos clientes.
Este artigo serve para mostrar como pode ser eficaz divulgar seu negócio no Google Adwords. Profissionais que prestam serviços, como dentistas, dermatologistas, instaladores, escolas de idiomas, advogados, empresas de sites, gráficas, buffets, empresas de reformas, assistências técnicas, veterinários, negócios regionais, etc. têm grandes chances de conquistar clientes gastando pouco.
Obrigada e ótimos negócios para todos!

Veja também – Como divulgar um produto no Instagram e vender muito mais

Author

Sou Denise Mizrahi, ex-analista desenvolvedora do Unibanco, formada em TI e certificada como MCSD e MCDBA. Há 12 anos abandonei o mundo corporativo e criei alguns negócios online, que dependiam (e dependem) exclusivamente do público que vem pela internet. Diretora da BR-E Publicidade Online, Diretora do site Temporada SP, Diretora do site Criação de Logotipo, Diretora do site Working Higienopolis, Diretora do site Empresas de Casamento.

10 Comments

  1. O Maior erro realmente é não definir bem o anúncio, ai a pessoa clica no link e vê que não é aquilo que ela precisa, e já se foi seus reais.

  2. Gilson Barbosa da silva Reply

    Meus serviços é com responsabilidade e compromisso com o cliente. Se necessário tenho muitas referências Boas.

  3. estou com dificuldades para divulgar meu serviço pois só contrato empresa amadoras que prometem e não cumprem o combinado .

  4. alex soares da silva Reply

    ola bom dia estou comecando agore e gostaria de divolgar meu servico mais gostaria de saber mais sobre o seus servico

  5. Muito bom o seu post. Muita informação interessante!
    Realmente a ferramenta do Google é o Maior pesquisador por seu Investimento grotesco em marketing e publicidade.
    A Cidrix Tecnologia é uma consultoria de TI onde recebe contatos de clientes empresarias. O nosso meio de contato está começando através de Redes Sociais e é claro investindo pequenos valores para adquirir mais impulsionamentos em nossas publicações. É obrigatório o investimento em Redes Sociais e no futuro ao Senhor Google. Essas informações deste post está totalmente interessante e eu vou segui-las!
    Att,,

  6. Daniel Bertini Reply

    Uma boa dica para quem é proprietário de salão, clínica ou mesmo profissional da beleza é a plataforma Nivens (nivens.com.br), lá você pode anunciar seus serviços e junto com o anúncio vem um sistema de gestão bem completo, inclusive com agendamentos de consultas online para atendimento em domicílio.

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