• Avatar
  • por Armando Leite Júnior
  • Armando Leite Júnior é CEO e sócio da Trezo, empresa especializada em desenvolver e-commerce por meio da plataforma Magento, a mais utilizada no mundo para lojas online, além de realizar a manutenção da plataforma.

Magento 1 x Magento 2: vale a pena migrar?

12 de outubro de 2016
Share Button

Apesar de ter sido lançada há quase um ano, muitos empreendedores ainda têm dúvidas quanto ao uso da versão 2.0 da plataforma Magento e se vale a pena migrar das versões anteriores para a mais atual. Se a proposta é ter facilidade de uso, velocidade, fácil acessibilidade e versatilidade, a sugestão mais recomendada pelo empresário é apostar na versão mais recente.
É normal que os gestores tenham dúvidas em relação à migração, afinal se trata de uma grande alteração e precisa ser feita por profissionais sérios e experientes, caso contrário pode acarretar sérios problemas. Entre outros fatores, ainda existe uma desconfiança por parte de alguns empreendedores ligados ao e-commerce por haver mais versões Magento na versão 1 do que na 2.
Entre as principais vantagens do Magento 2, algumas se destacam. Confira:

Melhor performance

Diversos recursos foram aprimorados, tornando a nova versão do Magento mais rápida que a anterior e também mais fácil de usar.

Nova interface de administração

Para facilitar o uso no dia a dia, diversas funcionalidades foram atualizadas, assim como o design, que está muito mais intuitivo. Resumidamente, é possível citar as seguintes mudanças:

a) Ampla gama de tamanhos de tela incluindo iPads, laptops touchscreen e tablets Android;
b) Melhor usabilidade e design moderno;
c) Novas grades de dados e fácil reordenação de coluna, que pode ser personalizada;
d) Novos filtros, que permitem mais critérios para a ação;
e) Novos tipos de elementos, incluindo formas single e multi-selectors;
f) Novo fluxo de trabalho para criar produtos

Carregamento mais rápido das páginas

Todo o sistema de cache foi melhorado, inclusive com suporte de limpeza de cachê embutido. Tudo isso aumenta a velocidade da loja online, melhora a entrega de conteúdo ao usuário e aumenta a taxa de conversão.

Mais gateways de pagamento

A nova versão garante a integração com gateways de pagamento populares, que não era possível anteriormente. Entre eles estão: PayPal, Autorizar. Net, Braintree, CyberSource (Enterprise Edition), e World Pay (Enterprise Edition). Ao incorporar várias opções de pagamento, os clientes terão melhor experiência de checkout.
Vale ressaltar que as empresas de pagamento brasileiras já estão investindo em gateways e a maioria já possui módulo de pagamento para Magento 2.

Simplificação do Processo de Pagamento

O sistema permite exigir menos informações e pode ser personalizado. Um exemplo é quando um usuário vai para o checkout. Ele será levado automaticamente para a tela de checkout de hóspedes, onde só precisará digitar o endereço de e-mail. Se ele corresponder ao e-mail de um cliente existente, ele é favorecido com a opção de checkout mais rápido, com as informações salvas. Tudo isso reduz o tempo de checkout, assim como o número de carrinhos de compra abandonados.

Melhor Framework de Testes

O Magento 2 vem com um framework de testes embutido, o que facilita a execução de testes de regressão e o teste funcional. A estrutura permite que qualquer site, independentemente do seu tamanho, possa executar testes automatizados.

Banco de dados

Para Enterprise Edition, é possível criar bancos de dados separados, garantindo que administradores e clientes possam utilizar os sistemas ao mesmo tempo, sem problemas.
Além das características citadas por Armando, o Magento 2 traz também outras vantagens, como: suporte para múltiplos idiomas e moedas; biblioteca padrão de Javascript, como o jQuery; capacidade de personalizar o conteúdo e de fazer vendas privadas; incontáveis níveis de personalização; possibilidade de trabalhar com a rede global de parceiros e ferramentas avançadas para gerenciamento de conta de cliente.

Cuidados

Ao optar pela migração para o Magento 2, o principal fator que merece atenção são os plugins necessários para o funcionamento da loja virtual, visto que  a versão 2 do Magento obriga a reprogramar todos os plugins e temas. Esse é um passo que requer muita atenção e cuidado para não se transformar em um problema.
Com as informações listadas acima é possível perceber as inúmeras vantagens de utilizar o Magento 2. Com isso já é possível você discutir com a sua equipe e decidir qual a melhor opção para o seu negócio.

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>