O Frete realmente importa? Não há a menor sombra de dúvida, que a resposta é sim!
Vamos pensar em nós, apesar deu sempre afirmar que “nós” podemos não ser público-alvo da marca, por isso nossas atitudes podem não representar a real atitude do consumidor, mas pode ser um norte para avaliarmos, uma hipótese do que pode acontecer, pois bem, voltemos a atitude: Você compra um produto com frete alto?
Em um primeiro momento, a resposta pode ser “depende” ou mesmo um sonoro não. No meu caso, eu diria depende pois outro dia, pesquisando um sofá para o meu apartamento, vi um frete de R$ 170,00, no começo pensei que era um absurdo, mas depois, analisando com calma o quanto eu ia ter de “dor de cabeça” de pegar meu carro, ir a loja, pegar o sofá (quem nem caberia no carro), trazer, subir o sofá até o apartamento, bom, analisando tudo isso, R$ 170,00 sairia de graça! Mas e para um livro?
Pesquisei recentemente um livro em que o valor do frete era quase o mesmo preço do livro! Não tive a menor dúvida, entrei no Buscapé e pesquisei o livro. Comprei em um outro site em que o livro e frete saiu bem mais barato, pois o frete era de R$ 3,00 e não de R$ 20,00 como me informou no outro site. O Buscapé é uma ferramenta poderosa em termos de vendas para o e-commerce, eu considero como um dos 4 pilares (ao lado de Google, Email Marketing e site) que mais geram receita as lojas online.
Recentemente resolvi comprar outro livro e fui direto ao site do Buscapé. Ao entrar no site e digitar o livro, vi uma funcionalidade que não tinha visto antes do comparativo, o calculo do frete direto na página, o que me deixou mais antenado a esse fator: sim, o frete é um importante decisor de compra! Vamos analisar o exemplo abaixo:

O Frete realmente importa? - Buscapé

Após assistir a palestra do Alexandre Slivinik sobre o case Disney, resolvi comprar o livro. Entrei no Buscapé e vi a ferramenta do frete.
Ao digitar o CEP da minha casa, ele automaticamente já calcula o frete e o preço com frete em todas as lojas que tem o livro, ou seja, posso escolher o menor preço na própria ferramenta do Buscapé. Isso se torna uma mudança no mercado muito importante, pois com essa nova funcionalidade, o frete se torna, mais ainda, um fator de decisão.
A “péssima” notícia para nós, gestores de varejo online, é que o frete grátis não é mais um diferencial de mercado, é uma obrigação nossa oferecer aos consumidores. Se não o grátis, pelo menos, temos que negociar bem com a nossa logística para sermos o mais barato.
Publicação original no site E-commerce Brasil.

Author

Felipe Morais é autor do livro Planejamento Estratégico Digital e especialista nesta área. Mantém o Blog do Planejamento e, no Twitter, é @plannerfelipe.

2 Comments

    • Olá Marcelo,
      Este texto se trata de uma curadoria de um conteúdo publicado de um site de ponta no mercado (o E-commerce Brasil, o link foi incluído no final) que nada tem a ver com o Buscapé. Que mostra a importância do frete tomando por base uma ferramenta de referência no mercado, assim como o Google, por exemplo.
      Procuramos sempre trazer o melhor em conteúdo com relevância para nosso público com uma visão imparcial. Algumas vezes você vai encontrar conteúdo de empresas que julgamos ser RELEVANTES ao nosso público, sejam ou não do Buscapé Company, do qual fazemos parte. Conteúdo que leva a serviços pagos também são relevantes e não necessariamente uma propaganda.
      E muito obrigado pelo contato, contamos sempre com sua opinião.
      Abraços,
      Universidade Buscapé Company

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