• Eduardo Gimenes
  • por Eduardo Gimenes
  • Gerente de Marketing da Tray. Profissional com mais de 15 anos de experiência, especialista em e-commerce e SaaS. Curioso sobre o impacto da tecnologia nos negócios, questionador, entusiasta de SEM, UX, UI. Facilidade de relacionamento interpessoal com grande habilidade para liderar e motivar as equipes envolvidas nos projetos que participa.

Quer cobrar quanto? Cinco dicas para desenvolver sua estratégia de preço

21 de abril de 2016
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Em média, novos e-commerces acabam sendo abandonados ou encerrando suas atividades em apenas três meses, segundo levantamento realizado pela BigData Corp, empresa que varre mais de 90 milhões de sites e 320 bilhões de páginas na Internet.
Um dos principais motivos dessa mortalidade é a dificuldade de gerir tudo que uma loja virtual engloba, como compras, estoque, quanto cobrar por um produto, etc. Acertar na estratégia de preço é fundamental para não ficar no vermelho ou “assustar” os novos clientes, confira cinco dicas para criar sua estratégia de preço:

Tenha os custos na ponta do lápis

Antes de qualquer coisa é preciso identificar todos os custos que envolvem um determinado item, desde a operação do e-commerce, os impostos, até outras despesas, como a taxa cobrada pelo sistema de pagamento a cada transação. Para não comprometer a rentabilidade, o preço definido para venda precisa abordar todas essas questões.

Estratégia de Preço para ampliar vendas

Olho na concorrência

Com a tecnologia adequada é possível acompanhar, comparar e analisar os seus concorrentes.  Este panorama pode trazer informações importantes como estoque, política de parcelamento e produtos similares.
Assim, a loja consegue definir ou até alterar sua estratégia de preços, de acordo com a situação atual do mercado.

Como analisar e superar seus concorrentes no e-commerce?

Definindo o preço

É preciso identificar o maior valor possível sem reduzir a procura pelo item e o valor mínimo, para que a quantidade de pedidos seja suficiente para manter a operação rodando sem prejuízos. É dentro deste intervalo de valores que o preço de cada item deve estar situado.

A dupla dinâmica do preço no varejo virtual

Use o frete com moderação

O famoso frete grátis pode ser um tiro no pé. Se a promoção não for bem planejada ou estiver focada apenas em categorias mais rentáveis, torna-se necessário repassar este custo ao consumidor ou a loja virtual pode ter prejuízo na venda.

Frete grátis não existe, a conta vai chegar

Preço flutuante

Após analisar os concorrentes e estabelecer uma margem segura (que não compromete a operação da loja virtual), o varejista pode aplicar o conceito de precificação dinâmica, em que ele realiza diversas alterações de preços ao longo de um determinado período.

Preço flutuante: do off-line para online

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