• por Rafael Mendes
  • CEO & Founder da ASAP Log | Soluções em Logística, graduado em Administração de Empresas pela FAE Business School com experiência profissional em empresas multinacionais de grande porte no Brasil e EUA.

O Uber das entregas é viável no Brasil?

7 de outubro de 2015
Share Button

O conceito do polêmico Uber pode ir além do transporte de pessoas, chegando até nas entregas last mile! É o que a Amazon acredita ao oferecer o chamado Amazon Flex. A ideia consiste numa rede de  entregadores autônomos remunerados por hora e com jornada flexível de 2h, 4h ou 8 horas.
A companhia adota o slogan, traduzido ao pé da letra como “seja seu chefe, entregue quando e quanto quiser”. O requisito é ter mais de 21 anos, possuir carro, carteira de motorista válida e um smartphone com Android. Os candidatos passam por uma avaliação prévia antes de iniciar as atividades. O valor pago pela Amazon está entre 18 e 25 dólares por hora.
Atualmente o serviço está disponível apenas em Seattle, sede da empresa nos Estados Unidos. A empresa já divulga planos de expansão para outras cidades, como: Manhattan, Baltimore, Miami, Dallas, Austin, Chicago, Indianapolis, Atlanta e Portland. Também considera entregas com bicicletas e a pé no futuro.
A notícia de mais esta inovação da Amazon nos faz pensar se esta seria uma tendência e ainda, se viável no Brasil. Em primeiro lugar precisamos considerar que existe uma grande diferença cultural e socioeconômica entre o nosso país e o Estados Unidos. Porém este novo modelo de entrega pode ser operacionalmente viável por aqui também.
É fácil de imaginar alguns impactos da chegada do “Uber das entregas” no mercado nacional. Assim como o Uber, poderia enfrentar resistência e retaliação por parte das empresas de transporte de cargas e autônomos que hoje realizam esta atividade.
A remuneração pelo frete ao entregador também pode se tornar uma limitação nas terras brasileiras. Outra questão é em relação a legislação, a forma como o fisco entenderia esta atividade, na qual o entregador não possuiria documento com validade fiscal lhe habilitando como pessoa física ao transporte de mercadorias de terceiros.
Restam ainda outras lacunas, como a responsabilidade pelas mercadorias durante o transporte e o nível de qualidade logística. Mas assim como toda inovação, requer esforços para driblar as adversidades e quebrar paradigmas.
Essa nova modalidade de entrega também tem potencial para resolver uma grande dificuldade no e-commerce, o last mile, ou seja, entrega de última milha. Uma das características do transporte no comércio eletrônico é a capilaridade das entregas, devido a diversidade de destinos dos pedidos fracionados.
Esse é um desafio para as transportadoras, as quais dependem de volume para viabilizar suas operações de transporte de cargas fracionadas (LTL). No modelo Uber de entrega o fluxo é dimensionado por raio de atuação e não é necessário lotar um caminhão ou veículo urbano de carga para ser viável.
Esta é sem dúvida um inovação logística no e-commerce que poderá se tornar uma tendência global! E você, acredita que seria viável?
Texto anteriormente publicado no Blog da ASAPLog.

Você também vai gostar

Como melhorar o atendimento ao cliente via e-mail? Em tempos de redes sociais e aplicativos móveis, o atendimento via e-mail parece ficar para trás na preferência dos consumidores. Apenas parece&n...
Black Friday: como as lojas virtuais podem otimizar acessos e pr... Tradição no varejo norte-americano há décadas, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e em poucos anos já se tornou a principal data do e-commerce na...
3 dicas para o seu e-commerce de moda se diferenciar no mercado O mercado fashion na internet tem se tornado cada vez mais competitivo. Basta jogar uma palavra-chave no Google, como por exemplo, “Vestidos estampado...
10 dicas para ter destaque nas caixas de e-mail durante a Black ... Em períodos como a Black Friday, a caixa de entrada dos usuários se torna um verdadeiro campo de batalha em que as marcas disputam a atenção e o volum...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

4 comentários sobre “O Uber das entregas é viável no Brasil?”

  • Acho que faltou abordar a questão da segurança… Até os correios estão se negando a entregar mercadorias em bairros considerados muito violentos. Como o Uber administraria esta questão?

  • ENTREGAS E RETIRADAS EM SÃO PAULO
    Entregas com segurança, responsabilidade e velocidade
    Nossos Ciclitas são treinados para prestar o melhor serviço, com responsabilidade e eficiência.
    1-Crie seu Orçamento Selecione o seviço
    desejado e informe os destinos
    2-Receba orçamentos De Entregadores Próximos
    3-Aprove uma Proposta Aceite uma das propostas recebidas
    4-ACOMPANHE SUA ENTREGA EM TEMPO REAL.
    VOCÊ PODE ACOMPANHAR O STATUS DO SEU PEDIDO EM TEMPO REAL,
    DO MOMENTO QUE FOI ACEITO PELO ENTREGADOR.
    Tem um restaurante? Fazemos o seu delivery
    Farmácias e Drogarias Fazemos Suas Entregas(BOLSA DE TRANSPORTE MEDICAMENTO)
    Solução para e-commerce – Resolvemos seu problema de logistica urbana
    Retiramos em sua loja · Buscamos em até 1h · Reduza seus custos
    Peça Online um Biker p/ Entregas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>