Como é feito o cálculo de frete e quais as limitações dos...

Como é feito o cálculo de frete e quais as limitações dos Correios

Se você possui uma loja virtual, provavelmente notou que com a ferramenta Webservice dos Correios o cálculo de frete é feito automaticamente, bastando o cliente inserir o CEP de destino. Neste artigo, vamos descobrir como funciona o serviço e quais as suas limitações.

Como é feito o cálculo de frete dos Correios

O cálculo de frete automático é feito através do peso cúbico, usando-se a seguinte fórmula:

Comprimento x Largura x Altura
______________________________________
6000

Essa funcionalidade está disponível para PAC, SEDEX e e-SEDEX.

O cálculo é feito desta forma porque para fazer o transporte das mercadorias é preciso levar em conta não só o peso das embalagens, mas o espaço que elas ocupam também. Esse tipo de cálculo é adotado internacionalmente para a maioria das empresas de transporte, mesmo se as cargas forem transportadas em aviões, por exemplo.

Com a ferramenta Webservice você também terá disponível na sua loja virtual o cálculo de prazos de entrega, o que é importante para que seu cliente saiba quando o produto adquirido irá chegar ao destino.

Como reduzir o custo do frete da loja virtual

Limitações de se trabalhar com os Correios

Além do cálculo do peso cubado, antes de optar pelos Correios você deve levar em consideração que para utilizá-lo as mercadorias da sua loja devem ter peso inferior a 30 quilos e que a soma das três dimensões (CLA) seja menor que 200 centímetros.

Vale lembrar que se o peso ou dimensões forem inferiores, mas bem próximos ao limite aceito, pode acontecer de o seu cliente comprar mais de uma unidade do produto e querer que elas sejam enviadas juntas, o que não será possível, pois, neste caso, para se enquadrar aos limites dos Correios você terá que enviar as mercadorias separadas.

Se esse for o seu caso, a melhor opção é buscar outras alternativas nesse mercado, como transportadoras que podem entregar mercadorias pesadas ou de grandes proporções com mais eficiência.

Leia também:

Tudo o que você precisa saber para fazer um contrato com os Correios

Para concluir, os Correios oferecem um serviço extremamente prático para comércio eletrônico. Contudo, se você vende produtos que ultrapassam certos limites de peso e tamanho, talvez o melhor caminho seja procurar uma alternativa mais viável.

NO COMMENTS

DEIXE UM COMENTÁRIO