Qual a melhor plataforma de blog?

Qual a melhor plataforma de blog?

Uma das primeiras dúvidas que surge para todos (pessoa física ou empresa) que desejam iniciar a produção de conteúdo por um blog/site: Qual a melhor plataforma de blog?

O que conhecemos como blog hoje são as plataformas de gerenciamento de conteúdo, também conhecidas como CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). O mercado conta basicamente com cinco grandes ferramentas deste tipo, onde uma delas parece estar MUITO à frente das outras. E é daqui que começamos a responder esta pergunta. Estatisticamente falando, todo mundo usa WordPress!

blogs-plataformas-mais-usadas
Fonte: W3Techs – http://w3techs.com/

Para entender melhor, os dados acima mostram que o WordPress está em 23,9% de todos os sites da Internet. E entre as plataformas de CMS tem 60,3% de market share. É válido destacar também, que o Blogger, plataforma de blogs do Google está apenas no quinto lugar em utilização.

Atrás do Magento, que é originalmente um plataforma de código-aberto focada em e-commerce, mas que possui módulos (plug-ins) de blog. Para melhor entendimento, o contrário acontece com o WordPress, originalmente com foco em administração de conteúdo de blogs, conta com plug-ins que podem transformá-lo em um e-commerce.

Por que todo mundo usa WordPress?

A preferência pelo WordPress, como puderam ver é gigantesca. Isso logicamente não é à toa, e se você ainda não se definiu ou está de chegada ao mundo dos blogs deve estar se perguntando: Por que todo mundo usa WordPress?

O grande diferencial da plataforma WordPress são os Plug-ins. Pense nos plug-ins como aplicativos para seu smartphone, que adicionam funcionalidades que originalmente eles podem não ter. Se tratando de uma plataforma de código-aberto, as possibilidades se tornam infinitas.

Outro ponto importante são seus “Temas”, interfaces desenvolvidas como templates para aplicar aos blogs e alterar totalmente o visual. Existe uma diversidade grande de temas gratuitos para todos os usuários.

Com atualizações constantes ao longo dos últimos dois anos, os blogs em WordPress têm usufruído de inúmeras melhorias, como ferramentas de edição de mídia, suporte completo para Emojis e interfaces totalmente responsivas. Com todos estes benefícios, ele continua sendo o Rei da Personalização, com milhares de plug-ins e temas disponíveis para instalação que o tornam uma plataforma adaptável a todo tipo de negócio.

Confira o infográfico abaixo, onde listamos os 6 principais motivos que levam as pessoas a utilizarem o WordPress.

pq-todo-mundo-usa-wordpress

94 COMMENTS

  1. Ola me chamo ytallo e tenho um blog no Blogger e queria saber se tem como eu transferir o conteudo para o wordpress, e tbm como eu faço com os links que eu compartilhei nas minhas redes sociais eles vão se perder?

    • Olá Ytallo, ainda que não existisse outra opção, vc poderia transportar o conteúdo manualmente e organizando as datas de postagens. Mas o wordpress tem uma “ferramenta” que permite que importe o conteúdo do blogger. Então a mudança é muito simples. vale a pena

  2. Olá,

    Particularmente eu prefiro o WordPress, pela praticidade, simplicidade e os milhares de plugins que temos a disposição para infinitos problemas.

  3. Ótimo texto. Nesse momento, estou estudando para elaborar um tcc nessa área de T.I, principalmente na parte de plataformas de blogs e você me ajudou muito com sua análise. Obrigado por compartilhar!

  4. Eu gosto mais do wordpress. Acho fácil de trabalhar e também de encontrar tutoriais que ajudam esclarecendo dúvidas. Parabéns pelo artigo!

  5. Gosto muito de WordPress, até pq é umas das plataformas que mais conteúdo se encontra na internet, qualquer um com um pouco de boa vontade em ter um Blog, seja de Saude ou qualquer outro conteúdo é uma estrutura muito intuitova.

  6. Eu acho o wordpress como a melhor plataforma disparadamente de todas, é uma plataforma que te proporciona mais facilidade de trabalhar e vários outros recursos.. Muito interessante este artigo.

  7. Por enquanto o wordpress é a melhor na minha opinião, mas a magento e joomla tem melhorado muito.. não ficam muito para trás. Inclusive estou pensando em testar elas em um novo projeto.

  8. Por experiência própria é o WordPress, o Google parece amar o WordPress, pois acaba ranqueando melhor e lista mais páginas nos resultados de busca. Fora as dezenas de plugins para melhorar ainda mais o SEO do WordPress.

  9. Também uso mais o wordpress pois mais fácil de usar e você fazer mais configurações nele e adicionar plugins importantes, para iniciantes é ótimo para iniciar no mundo digital.

  10. A quantidade de recursos, a forma profissional como você pode implementar seu blog torna sem a menor dúvida o a plataforma WordPress a melhor, todos meus blogs são implementados nela.

  11. Olá.
    O meu preferido é o wordpress. É simples de baixar, configurar e trabalhar. Na correria do dia a dia temos que procurar praticidade, e na minha opinião o wordpress oferece isso.

  12. Quando comecei a montar meu Blog apanhei um pouco no WordPress, mas depois foi tranquilo..Ainda sim prefiro do que os códigos HTML…Ótimo conteúdo parabéns…

  13. Olá,

    Particularmente eu prefiro o WordPress, pela praticidade, simplicidade e os milhares de plugins que temos a disposição para infinitos problemas.

  14. Eu particularmente já testei quase todas as plataformas, mas as 2 melhores são wordpress e Blogger, mas pela quantidade de pluguins infinitamente maiores do que todos os concorrentes o wordpress fica muito na frente.

  15. Bom, eu sempre trabalhei com a WordPress e acho simplesmente incrível, é uma plataforma profissional e ao mesmo tempo muito simples de se trabalhar… WordPress é show!!!

  16. Cara, minha opinião… WordPress da de lavada!

    Utilizo ele e somente ele desde 2011 e a cada atualização ele melhora MUITO (depois de tirar os Bugs que acontecem por atualização que é normal!)

    Recomendo Sempre o WordPress e produzo direto tanto pra mim, quanto pra clientes que faço site!

  17. Sem sombra de dúvida, prefiro o WordPress. Facilidade de usar, de baixar e insalar plug-ins, temas, etc…nossa, não vejo outro melhor.

  18. Sem dúvidas que um blog no wordpress facilita muito, podemos personalisar como queremos, e como disse acima tem muitas opções de plugins e temas excelentes.

  19. Sem dúvidas a WordPress, caso seja finalidade para blogs e Magento para Lojas Virtuais. Os pluguins de cada plataforma ajudam muito no funcionamento do projeto. Além da facilidade de configuração

DEIXE UM COMENTÁRIO