Qual a melhor plataforma de blog?

Qual a melhor plataforma de blog?

Uma das primeiras dúvidas que surge para todos (pessoa física ou empresa) que desejam iniciar a produção de conteúdo por um blog/site: Qual a melhor plataforma de blog?

O que conhecemos como blog hoje são as plataformas de gerenciamento de conteúdo, também conhecidas como CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). O mercado conta basicamente com cinco grandes ferramentas deste tipo, onde uma delas parece estar MUITO à frente das outras. E é daqui que começamos a responder esta pergunta. Estatisticamente falando, todo mundo usa WordPress!

blogs-plataformas-mais-usadas
Fonte: W3Techs – http://w3techs.com/

Para entender melhor, os dados acima mostram que o WordPress está em 23,9% de todos os sites da Internet. E entre as plataformas de CMS tem 60,3% de market share. É válido destacar também, que o Blogger, plataforma de blogs do Google está apenas no quinto lugar em utilização.

Atrás do Magento, que é originalmente um plataforma de código-aberto focada em e-commerce, mas que possui módulos (plug-ins) de blog. Para melhor entendimento, o contrário acontece com o WordPress, originalmente com foco em administração de conteúdo de blogs, conta com plug-ins que podem transformá-lo em um e-commerce.

Por que todo mundo usa WordPress?

A preferência pelo WordPress, como puderam ver é gigantesca. Isso logicamente não é à toa, e se você ainda não se definiu ou está de chegada ao mundo dos blogs deve estar se perguntando: Por que todo mundo usa WordPress?

O grande diferencial da plataforma WordPress são os Plug-ins. Pense nos plug-ins como aplicativos para seu smartphone, que adicionam funcionalidades que originalmente eles podem não ter. Se tratando de uma plataforma de código-aberto, as possibilidades se tornam infinitas.

Outro ponto importante são seus “Temas”, interfaces desenvolvidas como templates para aplicar aos blogs e alterar totalmente o visual. Existe uma diversidade grande de temas gratuitos para todos os usuários.

Com atualizações constantes ao longo dos últimos dois anos, os blogs em WordPress têm usufruído de inúmeras melhorias, como ferramentas de edição de mídia, suporte completo para Emojis e interfaces totalmente responsivas. Com todos estes benefícios, ele continua sendo o Rei da Personalização, com milhares de plug-ins e temas disponíveis para instalação que o tornam uma plataforma adaptável a todo tipo de negócio.

Confira o infográfico abaixo, onde listamos os 6 principais motivos que levam as pessoas a utilizarem o WordPress.

pq-todo-mundo-usa-wordpress

Leia também:

Como criar um blog de sucesso para o seu e-commerce. Resultado garantido!

260 COMMENTS

  1. Ola me chamo ytallo e tenho um blog no Blogger e queria saber se tem como eu transferir o conteudo para o wordpress, e tbm como eu faço com os links que eu compartilhei nas minhas redes sociais eles vão se perder?

    • Olá Ytallo, ainda que não existisse outra opção, vc poderia transportar o conteúdo manualmente e organizando as datas de postagens. Mas o wordpress tem uma “ferramenta” que permite que importe o conteúdo do blogger. Então a mudança é muito simples. vale a pena

  2. Olá,

    Particularmente eu prefiro o WordPress, pela praticidade, simplicidade e os milhares de plugins que temos a disposição para infinitos problemas.

  3. Opa, realmente o WordPress é imbativél, eu uso a mais de 5 anos e nunca me arrependi por ter trocado o blogger rssrs valeu pelo artigo!

  4. Ótimo texto. Nesse momento, estou estudando para elaborar um tcc nessa área de T.I, principalmente na parte de plataformas de blogs e você me ajudou muito com sua análise. Obrigado por compartilhar!

    • Eu só começei a realmente ganhar dinheiro na internet quando migrei do blogger para o wordpress. Eu era tão apegado ao blogger que quando vi o painel do wordpress achei tão complicado, mas não demorou muito até pegar o jeito da coisa.

  5. Eu gosto mais do wordpress. Acho fácil de trabalhar e também de encontrar tutoriais que ajudam esclarecendo dúvidas. Parabéns pelo artigo!

  6. Gosto muito de WordPress, até pq é umas das plataformas que mais conteúdo se encontra na internet, qualquer um com um pouco de boa vontade em ter um Blog, seja de Saude ou qualquer outro conteúdo é uma estrutura muito intuitova.

  7. Acho que o WordPress mais simples de trabalhar, só precisamos tomar cuidado com a quantidade de plugins que instalamos, isso visando não perder velocidade do carregamento do site.

  8. Eu acho o wordpress como a melhor plataforma disparadamente de todas, é uma plataforma que te proporciona mais facilidade de trabalhar e vários outros recursos.. Muito interessante este artigo.

  9. Por enquanto o wordpress é a melhor na minha opinião, mas a magento e joomla tem melhorado muito.. não ficam muito para trás. Inclusive estou pensando em testar elas em um novo projeto.

  10. o wordpress é de longe o melhor pra mim, só é um pouquinho difícil pra quem está começando, mas com o tempo pega o jeito.

  11. Por experiência própria é o WordPress, o Google parece amar o WordPress, pois acaba ranqueando melhor e lista mais páginas nos resultados de busca. Fora as dezenas de plugins para melhorar ainda mais o SEO do WordPress.

  12. Também uso mais o wordpress pois mais fácil de usar e você fazer mais configurações nele e adicionar plugins importantes, para iniciantes é ótimo para iniciar no mundo digital.

  13. Eu comecei utilizando o blogger hà um ano, mas o visual era pouco profissional. Ai um amigo me disse para mudar pra wordpress. É sem dúvida a melhor plataforma para blogs, e também para outros tipos de sites. Ele atende todas as necessidades é realmente muito bom. Uso até hoje no meu blog http://esquecerumgrandeamor.com/

  14. A quantidade de recursos, a forma profissional como você pode implementar seu blog torna sem a menor dúvida o a plataforma WordPress a melhor, todos meus blogs são implementados nela.

  15. Olá.
    O meu preferido é o wordpress. É simples de baixar, configurar e trabalhar. Na correria do dia a dia temos que procurar praticidade, e na minha opinião o wordpress oferece isso.

    • Oferece até mais viu Nanda, tente montar um negócio com a weebly só que não consegui, diferente com a wordpress, não descriminando nem nada mas é minha opnião…

  16. Quando comecei a montar meu Blog apanhei um pouco no WordPress, mas depois foi tranquilo..Ainda sim prefiro do que os códigos HTML…Ótimo conteúdo parabéns…

  17. Olá,

    Particularmente eu prefiro o WordPress, pela praticidade, simplicidade e os milhares de plugins que temos a disposição para infinitos problemas.

  18. Eu particularmente já testei quase todas as plataformas, mas as 2 melhores são wordpress e Blogger, mas pela quantidade de pluguins infinitamente maiores do que todos os concorrentes o wordpress fica muito na frente.

  19. Bom, eu sempre trabalhei com a WordPress e acho simplesmente incrível, é uma plataforma profissional e ao mesmo tempo muito simples de se trabalhar… WordPress é show!!!

  20. Cara, minha opinião… WordPress da de lavada!

    Utilizo ele e somente ele desde 2011 e a cada atualização ele melhora MUITO (depois de tirar os Bugs que acontecem por atualização que é normal!)

    Recomendo Sempre o WordPress e produzo direto tanto pra mim, quanto pra clientes que faço site!

  21. Sem sombra de dúvida, prefiro o WordPress. Facilidade de usar, de baixar e insalar plug-ins, temas, etc…nossa, não vejo outro melhor.

  22. Sem dúvidas que um blog no wordpress facilita muito, podemos personalisar como queremos, e como disse acima tem muitas opções de plugins e temas excelentes.

  23. Sem dúvidas a WordPress, caso seja finalidade para blogs e Magento para Lojas Virtuais. Os pluguins de cada plataforma ajudam muito no funcionamento do projeto. Além da facilidade de configuração

  24. Eu só uso WordPress, já tentei outras e sinceramente p wordpress é anos luz melhor, não é atoa que ela chegou onde está, então pra que vai começar e não sabe pór onde, não pense duas vezes wordpress é a melhor.

  25. Já usei de tudo, porem igual o bom e velho WordPress não há. Por isso para encurtar sua jornada recomendo que vá direto nele!

  26. Não conheço as outras plataformas, mas estou muito satisfeito com o WordPress. E não tinha nenhum conhecimento de construção de sites..

  27. O WordPress é disparado a melhor plataforma para criação de blog na minha opinião. Praticidade, possui vários recursos e é muito tranquilo de trabalhar.
    Parabéns pelo artigo e suas colocações.
    Abraços!

  28. Eu uso WordPress, tanto gratuito quanto usando domínio pago, e gosto muito, mas também não passei por nenhum outro lugar, então nem posso comparar…

  29. O wordpress sem sombra de dúvidas pé umas das melhores plataformas que eu já conheci, já testei ouras como o Blogsport, mas comparar o wodpress é muito melhor

  30. Meu site é feito na plataforma WordPress e acho que ela possui os melhores plugins e templates para deixar o site bem profissional e apresentável. Eu não troco wordpress por nada.

  31. Muito legal mesmo, eu estava iniciando na programação e era totalmente contra, eu queria criar tudo na mão, tentei usar o joomla, mas depois que conheci o wordpress de verdade pude entender que posso usar muito a programação para criar meus sites, principalmente templates

  32. Muito Bom seu artigo
    Já tenho um bom tempo que trabalho na Plataforma do Blogger adaptei melhor nela que no WordPress
    apesar que o WordPress tem infinitos recursos para ajudar construir um bom blog.

  33. Quando eu decidi montar um blog comecei com o Blogger, mas em seguida mudei para o WordPress pela praticidade e por disponibilizar plugins que fazem toda a diferença.

  34. Depois de ler esse fantástico artigo, percebi que estou na plataforma errada. Muitos já me falaram do wordpress e agora estou vendo que estou perdendo tempo e dinheiro.

  35. Penei muito tempo usando um site da Wix, no meio do ano passado aprendi a criar sites em wordpress, meu blog teve uma mudança radical!!!! Adoro wordpress, parabéns pelo artigo

  36. O wordpress pra mim sem duvida é o melhor, mas existem muitas plataformas que são fantásticas também, mas como uso ele eu não tenho o que reclamar perfeito.

  37. Oi me Chamo Jenifer eu já pesquisei tanto para SEO que eu fico tão confusa,e já gastei tanto com esses cursos que prometem você ir para a primeira página,você me indicaria algum?

  38. sem duvidas que o wordpress, no inicio eu tentei no blogsport e me dei mal, mas com esta plataforma estou me saindo muito bem, pela sua facilidade, gostei do conteúdo.

  39. Certamente o word press é o melhor para se trabalhar, fácil e prático para configurar e automatizar com suas funcionalidade que podemos utilizar através dos plugins que baixamos pelos aplicativos.

  40. realmente wordpress é a melhor pelos plugins que facilitam muito o trabalho do dia dia, mais para quem tá começando é um pouco difícil de mexer, eu demorei uns 6 meses para dominar o wordpress.

  41. Na minha modesta opinião, o WordPress é bem melhor, pois ele tem inúmeros facilidades que a maioria não tem, como a diversidade de temas, plugins, além de ser muito fácil de se usar.

  42. Eu prefiro mil vezes o WordPress, depois que aprendi a instalar hoje eu só utilizo esse. Existem diversos plugins que fazem toda a diferença no blog, além dos templates que deixam o site ainda mais profissional. Se eu fosse indicar uma plataforma, com toda certeza indicaria o WordPress.

  43. Acabei de montar esse site pompoarismocurso.com.br na plataforma wordpress e estou achando muito bom o serviço e o preço também.

  44. Sou iniciante e fiz meu primeiro blog no wordpress, não conheço outra maneira de construir um site sem ser wordpress, quais seriam as alternativas?

  45. Ótimo artigo, porém, acredito que cada plataforma é usada para um objetivo, meus sites normalmente crio com WordPress sim, mas paginas de venda utilizo LeadLovers, a quem use o WordPress + Optimezepress, porém eu acho que da muito trabalho para esse objetivo especifico, então é um caso a se pensar, se a pessoa quer apenas um site/blog normal com captura de e-mail, talvez wordpress + alguma ferramenta de e-mail marketing é o ideial, mas dependendo do que se deseja, recomendo a ferramenta LeadLovers.

  46. WordPress sem dúvidas! Não importa se você é um iniciante ou não ele é bem explicativo por si próprio.
    Recomendo.

  47. A plataforma wordpress sabe como gerar gerar serviços gratuitos de qualidade para chamar atenção de seus usuarios, que acabam querendo mais e movimentam o seu mercado.

  48. Olá, ótima matéria, muito esclarecedora para quem está começando e ainda não se decidiu por qual plataforma utilizar. Eu particularmente utilizo o WordPress junto com o plugin Profit Builder, me adaptei muito bem com ela e hoje acabo recomendando para outras pessoas experimentarem.

  49. Olha, realmente uma matéria bem interessante, pois quando iniciei para criar meu blog de guitarra, não sabia qual utilizar, pois exitem as gratuitas e pagas, mas a que mais me chamou atenção foi a WordPress, pela facilidade e por encontrar tantos vídeos explicando como utilizá-la, recomendo a todos.

  50. WordPress na minha opinião é a melhor plataforma para blog. Eu tenho e além de ser fácil de configurar tem diversos plugins que o deixam mais profissional. Muito bom, recomendo!

  51. Eu já usei varias plataformas para criação de site como OMB100, Wix, Webnobe etc.
    Porém a WordPresse foi a que mais me atendeu, apesar de ser mais complicado para mexer em questão de SEO WordPress bate de 10 a 0 nas outras.

    Obrigado pelo artigo foi esclarecedor.

  52. Na minha opinião o WordPress é a melhor opção atualmente não só porque é bom, mas porque todo mundo usa o WordPress, e consequentemente são feitas mais atualizações e mais plugins são criados para ele. Pode até ser que exista alguma outra opção que seja tecnicamente melhor que o WordPress, mas vai ser muito difícil desbancá-lo depois que caiu no gosto do povo.

  53. Ola, deixei um comentário mas não visualizei. Atualmente estou migrando meus sites e blogs para o WordPress.
    Estou baixando tudo que encontro sobre WordPress e colocando em pratica

  54. Se duvida na minha opinião o WordPress é o melhor mais não vou mentir as vezes me aventuro criando blogs no Blogger. Ótimo conteúdo obrigado por abrir essa enquete..

  55. Olá, pessoal eu concordo que o WordPress é uma excelente plataforma, mas recentemente descobri uma opção gratuita para criar minisites que é o Google Sites.

    Dá pra fazer muita coisa e o melhor com a autoridade do google. Vejam esse site que eu criei:

    https://sites.google.com/view/cursovivermelhoragora/p%C3%A1gina-inicial

    Tenho outros sites nos quis utilizo o WordPress e também o Blogger. Estou só comentando porque muitas vezes é interessante explorar outras opções.

  56. Além do Google Site eu também costumo postar no meu site do Worpress, e só tenho elogios para essa plataforma.
    Não é a toa que 79% dos sites de conteúdo são WordPress segundo a empresa CodeGuard.

  57. Boa noite…
    Bom eu estou começando a trabalhar com afiliado e o site que criei meus blog é no blogsport, por ser gratuito.
    Estou tentando google sites, mas ainda não conseguir criar nem um site lá

  58. Ótimo artigo, porém, acredito que cada plataforma é usada para um objetivo, meus sites normalmente crio com WordPress sim, mas paginas de venda utilizo LeadLovers, a quem use o WordPress + Optimezepress, porém ecu acho que da muito trabalho para esse objetivo especifico, então é um caso a se pensar, se a pessoa quer apenas um site/weblog normal com captura de electronic mail, talvez wordpress + alguma ferramenta de e-mail advertising é o ideial, mas dependendo do que se deseja,

DEIXE UM COMENTÁRIO