Defendo muito em sala de aula a importância do visual de qualquer tipo de conteúdo. Além de demonstrar capricho para seus clientes/consumidores, um visual bem cuidado proporciona uma experiência agradável e atrativa. Diminui sua rejeição e aumenta consideravelmente as chances de compartilhamento e consequente alcance do seu discurso.
Mas isto vai muito além do básico como evitar blocos de textos grandes, destacar termos mais importantes com negrito, itálico e sublinhado e respiros para leitura com subtítulos. Neste infográfico (nem tão bonito assim), a americana Kwiktum Media desenhou alguns dados bem relevantes, destaco dois:

90% de informação transmitida ao cérebro é visual.
O cérebro processa informação visual 60 mil vezes mais rápido do que texto.

Leia também: Como fazer Infográficos sem gastar muito
O grande desafio de quem desenvolve conteúdo para internet hoje é conseguir encontrar o “Wow Factor“, algo que além de útil, é atrativo. A ideia é tentar transformar algo tão útil como um estudo de mercado em algo muito atrativo que gera compartilhamentos como um gatinho brincando com um novelo de lã.

wow-factor

Sweet Spot, Teoria que conheci pelo material de pesquisa fornecido pelo LinkedIn. Traz um conceito bem parecido exemplificado de outra maneira. O objetivo aqui é buscar a intersecção entre o conteúdo “valioso de compartilhar” e “fácil de consumir“.

sweet-spot

Conteúdo Richmedia com SlideShare

Eis que quando comecei a dar aulas de Marketing de Conteúdo no LinkedIn encontrei um poder que não imaginava em uma ferramenta que supostamente já conhecia: o SlideShare. O Canal Social vai muito além de um simples lugar para arquivar e compartilhar suas apresentações.
Empresa do LinkedIn, o canal é totalmente integrado com a relevante rede corporativa. Sendo que mostra um conteúdo richmedia (como um slide ou vídeo) diretamente na timeline da rede. A ferramenta aceita arquivos em pdf, Power Point, imagens e até vídeos. Além disso, o SlideShare também é uma rede social e está completamente otimizado e simplificado para incentivar o compartilhamento.
O ponto é: por que não incluir um material Wow Factor no SlideShare? Por que não utilizá-lo como mais uma oportunidade de mídia? Quer ver?
Separei 9 dicas do Guia de Marketing Sofisticado no LinkedIn para ajudar a garantir o melhor uso do seu conteúdo no SlideShare. Incorporei aqui:

Renann Mendes
Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde jun/2019 atuo como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei fiz parte do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

Write A Comment