• Mikael Araújo
  • por Mikael Araújo
  • Mikael é um apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. É consultor do Sebrae, especialista em SEO e Marketing digital. Busca contribuir com o desenvolvimento de diversas empresas no Brasil.

Aprenda a analisar a atividade da rede social de seus concorrentes

15 de novembro de 2017
Share Button

Quais são os tópicos relacionados ao seu nicho que geram mais interação com o público? Quais são as marcas do seu setor que têm a voz mais alta nas redes sociais?
Analisar a atividade de seus concorrentes nas redes sociais permitirá que você veja detalhadamente o que eles estão fazendo para avaliar suas estratégias e determinar seus pontos fortes e fracos.
Para entender seus concorrentes e saber o que eles estão fazendo no social, você precisará saber quem eles são, reunir informações sobre eles e dividir esses dados em algo que você possa entender.
Embora você possa contratar serviços de análise e marketing em redes sociais, existem quatro ferramentas que o ajudarão a fazer isso por conta própria.
Dê uma olhada:

LikeAlyzer

Este aplicativo executa uma verificação rápida do estado geral de qualquer página do Facebook, sem sequer exigir a conexão com a rede social.
O aplicativo atribui a cada página uma pontuação de 1 a 100 pontos, com base em seu próprio sistema de pontuação, bem como métricas relacionadas ao crescimento, a taxa de engajamento e os valores de PTAT (People Talking About This). Cada métrica é acompanhada por uma marca de seleção que indica se o valor é forte ou fraco.
Como uma característica adicional, o LikeAlyzer analisa outros elementos da página, como a taxa de resposta de seus seguidores e o horário de mais visitas, fazendo desta uma excelente ferramenta para comparações entre diferentes concorrentes.

Twitonomy

Esta é uma aplicação poderosa que permite, com sua versão gratuita, uma análise abrangente de perfis no Twitter, gerando métricas como a média de tweets por dia, número total de retweets, hashtags, favoritos, menções, respostas, número de tweets contendo links e até mesmo um breakdown de usuários e seguidores mais ativos ou freqüentes.
A maior vantagem da Twitonomy é como mostra de forma clara, concisa e eficiente todas as informações necessárias para avaliar rapidamente a estratégia de redes sociais de uma conta específica.
Com a conta premium, os benefícios são multiplicados, permitindo que você mesmo baixe todos os tweets de qualquer conta em um período de tempo designado, o que é muito útil se desejar personalizar sua análise de dados.

Fanpage Karma

Embora a força desta aplicação resida principalmente na análise de contas do Facebook, o Fanpage Karma também analisa as contas do Twitter, Google+, Instagram, Youtube e Pinterest.
A versão gratuita oferece uma análise detalhada de 90 dias para uma página e um painel comparativo para qualquer número de concorrentes e a possibilidade de subscrever alertas e relatórios semanais, bem como analisar métricas, como crescimento, taxa de engajamento da audiência, conteúdo mais utilizado fontes, palavras-chave, tipo de publicações, número de postagens por dia, duração média de postagens, seguidores e muito mais.
Tudo em modo gráfico para que você possa avaliar de forma rápida e visual o comportamento da rede social de seus concorrentes e para poder ajustar sua estratégia.

Klear

Você precisa descobrir quem são os influenciadores mais importantes do seu setor de mercado? Então, você precisa começar a usar o Klear: esta aplicação permitirá pesquisar influenciadores de acordo com sua atividade ou localização, permitindo que você analise o comportamento de seus perfis em termos de capacidade de resposta, perfis com interação aumentada, níveis de atividade etc.
Outro importante função é a capacidade de segregar demografia de acordo com a idade, localização, gênero e interesses, embora com uma conta gratuita este recurso seja de uso limitado.
O painel analítico da Klear é muito visual e fácil de ler, e ferramentas de análise de seguidores irão ajudá-lo a avaliar não só o tamanho, mas também a qualidade do público que cada perfil consegue.
Agora que você já está equipado com ferramentas sólidas para avaliar o comportamento de seus concorrentes através das redes sociais, você pode usar esses recursos para orientar sua própria estratégia social de forma efetiva, ajudando seu negócio a se destacar contra seus adversários aos olhos de seus clientes.

Você também vai gostar

9 ferramentas incríveis para monitorar a concorrência na interne... Saber é poder. No mundo do e-commerce, informações nunca são de mais. Por meio delas, você pode conhecer melhor o seu público-alvo, perceber as t...
8 ferramentas para vender produtos no Instagram Com mais de 200 milhões de usuários visitando um ou mais perfis de negócios diariamente, o Instagram oferece às empresas a oportunidade de exibir prod...
Ferramenta Curator, do Twitter, facilita a curadoria e cria time... Lembra bastante o Storify, só que exclusivamente para tuítes Por Jacqueline Lafloufa (@jacquelinee) para o Brainstorm9. Apresentado durante uma confer...
O perfil dos brasileiros interessados em moda Após um duro período de crise para a indústria da moda, os primeiros sinais de recuperação já se apresentam. Segundo uma pesquisa feita pela consultor...
Botão comprar no Facebook entra em fase de testes. O Facebook anunciou no fim da semana passada (17/07/2014) que já iniciou os testes de um novo recurso direcionado para as páginas de empresas. Vem aí ...
Melhores práticas para iniciar uma nova campanha de marketing on... Como profissionais de marketing de desempenho, nossa tarefa mais desafiadora é garantir que nossos ativos de marketing se destaquem. Todos os dias, há...
Bounce rate: como convencer os usuários a permanecer mais tempo ... A maioria das empresas estão fazendo esforços para aumentar o número de visitas ao site deles. No entanto, um alto tráfego não deve ser o único objeti...
Algoritmo do Facebook muda a favor do compartilhamento de links ... O Facebook anunciou recentemente a mudança do seu algoritmo, que afeta negativamente a forma com que uma atualização de fanpage aparece no feed de not...
Google Analytics: Analisando resultados de Mídias Sociais para e... Se você não medir seus esforços em mídias sociais, não poderá focar no que dá mais retorno, ou pior, não conseguirá provar a evolução do trabalho e o ...
Guia de marketing gratuito para o Pinterest Apesar de não ser uma das redes sociais mais populares no Brasil, o Pinterest é uma plataforma poderosa para o seu marketing digital. Com um mecanismo...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>