Não há dúvidas de que “conteúdo” é a palavra que melhor define e norteia as mais bem sucedidas campanhas de marketing relacionadas a e-commerce e negócios similares. Desenvolvida na imensa maioria das vezes por meio de blogs, essa estratégia promove aumento de tráfego, de interação do consumidor com a sua marca ou produto e, claro, da conversão. Diante de tantos benefícios, resta então saber: como deve ser um blog de e-commerce?
Alguns aspectos específicos devem ser levados em consideração na hora de planejar, desenvolver e colocar no ar um blog associado à sua loja virtual, e sempre com muito cuidado — pois todo e qualquer conteúdo nele publicado está invariavelmente vinculado à sua marca e aos seus produtos. Vamos conhecer alguns dos principais?

Conteúdo e relevância

Um dos primeiros questionamentos que vem à tona sobre a criação de um blog é: que tipo de textos e de assuntos seriam publicados nele? Na verdade, essa definição é uma das principais nesse processo todo e exige uma boa dose de planejamento. Basicamente, o blog de seu e-commerce deve tratar de assuntos relacionados aos produtos e serviços que você vende. Mas não é só isso!
Os textos publicados no blog devem ser, acima de tudo, relevantes para o público do seu e-commerce. Precisam, necessariamente, tratar de temas que despertem o interesse dessas pessoas e gerem nelas o ímpeto de clicar, ler, ter a sua vida mudada (de alguma forma, em algum nível) e partir para a compra. Um bom começo seria delimitar assuntos que se refiram direta e indiretamente ao universo dos produtos e serviços que você comercializa. Se a sua loja virtual é especializada em bijuterias, por exemplo, seria uma grande pedida manter um blog com dicas de beleza, de composição de looks, dentre outros temas — sempre relevantes para um público específico.

Layout

A dica aqui é deixar um pouco de lado aquele design voltado para a conversão, tão presente dentro do e-commerce, e partir para um visual mais clean, que dê claro privilégio para a informação. Afinal, o usuário acessou o blog inicialmente não para ser conduzido à compra, e sim para consumir informação útil.
Se, de alguma forma, ele perceber que está sendo coagido, existem grandes chances de ele deixar o blog e engrossar os índices de rejeição.

Frequência de atualização

Cuidar para que o blog tenha atualização periódica e frequente é muito importante, pois um blog de e-commerce parado e deixado às moscas causa uma péssima impressão, e pode pesar de forma negativa para a reputação de sua loja.
O ideal é manter um planejamento semanal de atualizações, com pelo menos duas publicações por semana.

Otimização e divulgação

Para fazer com que o público encontre, de fato, o seu blog, é necessário que ele seja “encontrável”. Para tal, é importante otimizar os textos seguindo as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization), com o uso, por exemplo, de palavras-chave no decorrer do texto e títulos bem chamativos. Outra forma eficaz de divulgar as postagem do blog é compartilhar os links nas redes sociais, por meio de páginas do Facebook e perfis do Twitter, por exemplo.
Leia também: Infográfico: Como Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais e SEO trabalham juntos?
E você, empreendedor digital? Já se aventurou com um blog? Conte e compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!

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4 Comments

  1. Ótimas informações de primeira para quem que montar um blog para um e-commerce. Eu vendo perfumes de marcas e bolsas. Tem alguma dica?

  2. Eu gostei das dicas vão ser bem uteis para mim eu estou montando um blog dentro da minha loja virtual para ajudar na divulgação da loja

  3. Bom dia,

    Ja tenho um ecommerce na Tray mas nao consigo incluir blog. Teria alguma sugestão de plataforma que de para incluir um blog? Como minhas vendas são parceladas também teria que ser um site que aceita Cielo, Moip, Yapay ou qualquer uma dessas plataformas que não so pagseguro ou mercadopago.

    Grata

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