• Avatar
  • por Rock Content
  • A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

Como deve ser um blog de e-commerce

9 de dezembro de 2014
Share Button

Não há dúvidas de que “conteúdo” é a palavra que melhor define e norteia as mais bem sucedidas campanhas de marketing relacionadas a e-commerce e negócios similares. Desenvolvida na imensa maioria das vezes por meio de blogs, essa estratégia promove aumento de tráfego, de interação do consumidor com a sua marca ou produto e, claro, da conversão. Diante de tantos benefícios, resta então saber: como deve ser um blog de e-commerce?
Alguns aspectos específicos devem ser levados em consideração na hora de planejar, desenvolver e colocar no ar um blog associado à sua loja virtual, e sempre com muito cuidado — pois todo e qualquer conteúdo nele publicado está invariavelmente vinculado à sua marca e aos seus produtos. Vamos conhecer alguns dos principais?

Conteúdo e relevância

Um dos primeiros questionamentos que vem à tona sobre a criação de um blog é: que tipo de textos e de assuntos seriam publicados nele? Na verdade, essa definição é uma das principais nesse processo todo e exige uma boa dose de planejamento. Basicamente, o blog de seu e-commerce deve tratar de assuntos relacionados aos produtos e serviços que você vende. Mas não é só isso!
Os textos publicados no blog devem ser, acima de tudo, relevantes para o público do seu e-commerce. Precisam, necessariamente, tratar de temas que despertem o interesse dessas pessoas e gerem nelas o ímpeto de clicar, ler, ter a sua vida mudada (de alguma forma, em algum nível) e partir para a compra. Um bom começo seria delimitar assuntos que se refiram direta e indiretamente ao universo dos produtos e serviços que você comercializa. Se a sua loja virtual é especializada em bijuterias, por exemplo, seria uma grande pedida manter um blog com dicas de beleza, de composição de looks, dentre outros temas — sempre relevantes para um público específico.

Layout

A dica aqui é deixar um pouco de lado aquele design voltado para a conversão, tão presente dentro do e-commerce, e partir para um visual mais clean, que dê claro privilégio para a informação. Afinal, o usuário acessou o blog inicialmente não para ser conduzido à compra, e sim para consumir informação útil.
Se, de alguma forma, ele perceber que está sendo coagido, existem grandes chances de ele deixar o blog e engrossar os índices de rejeição.

Frequência de atualização

Cuidar para que o blog tenha atualização periódica e frequente é muito importante, pois um blog de e-commerce parado e deixado às moscas causa uma péssima impressão, e pode pesar de forma negativa para a reputação de sua loja.
O ideal é manter um planejamento semanal de atualizações, com pelo menos duas publicações por semana.

Otimização e divulgação

Para fazer com que o público encontre, de fato, o seu blog, é necessário que ele seja “encontrável”. Para tal, é importante otimizar os textos seguindo as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization), com o uso, por exemplo, de palavras-chave no decorrer do texto e títulos bem chamativos. Outra forma eficaz de divulgar as postagem do blog é compartilhar os links nas redes sociais, por meio de páginas do Facebook e perfis do Twitter, por exemplo.
Leia também: Infográfico: Como Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais e SEO trabalham juntos?
E você, empreendedor digital? Já se aventurou com um blog? Conte e compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!

Você também vai gostar

Como a política de devolução gratuita aumenta a conversão Por Juliana Custodio. Se a relação entre vendedor e cliente ocorre como deve, esse assunto é redundante. Seu produto é incrível, o cliente quer, ele p...
Top 25 empresas com melhor reputação na internet Reputação na Internet. A consultoria Vivaldi Partners divulgou um estudo com as Top 25 empresas que melhor fazem uso das Mídias Sociais no mundo, o de...
Conheça os melhores mercados para investir no e-commerce As vendas on-line representam um nicho promissor no país para quem deseja empreender. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AB...
Como ficam os resultados? Google anuncia fim de imagens de autor... Por Raphael Simoni, da Conversion. Talvez poucos tenham reparado, mas caso você não tenha notado, o Google não exibe mais fotos de autoria em sua pági...
8 ações para divulgar gratuitamente o negócio e obter resultados... Montar um negócio na internet leva tempo, envolve logística, reuniões para definir a criação e estruturação do site, além das demandas burocráticas......
Mesmo com dificuldades, E-commerce deve manter crescimento no Di... Crescimento que no ano passado foi de 38%, deve chegar à 8% este ano. SÃO PAULO (Reuters) - As vendas do comércio eletrônico brasileiro devem subir 8%...
O dilema do E-commerce para Natura, Avon e O Boticário Dilema do E-commerce. Sabe o que a indústria de eletrônicos, as montadoras e as livrarias têm em comum? Todas passaram pelo mesmo dilema: abraçar ou n...
Black Friday: como as lojas virtuais podem otimizar acessos e pr... Tradição no varejo norte-americano há décadas, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e em poucos anos já se tornou a principal data do e-commerce na...
A taxa de conversão do seu e-commerce poderia ser melhor Sempre que somos confrontados com a ideia de que a taxa de conversão do nosso e-commerce poderia ser melhor surgem imediatamente duas tarefas, quase q...
Como analisar e superar seus concorrentes no e-commerce? Como gerente de e-commerce, você pode vender para qualquer lugar do mundo. Porém, sua loja compete não apenas com aquelas na mesma cidade, mas com dif...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

3 comentários sobre “Como deve ser um blog de e-commerce”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>