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Como deve ser um blog de e-commerce

9 de dezembro de 2014
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Não há dúvidas de que “conteúdo” é a palavra que melhor define e norteia as mais bem sucedidas campanhas de marketing relacionadas a e-commerce e negócios similares. Desenvolvida na imensa maioria das vezes por meio de blogs, essa estratégia promove aumento de tráfego, de interação do consumidor com a sua marca ou produto e, claro, da conversão. Diante de tantos benefícios, resta então saber: como deve ser um blog de e-commerce?
Alguns aspectos específicos devem ser levados em consideração na hora de planejar, desenvolver e colocar no ar um blog associado à sua loja virtual, e sempre com muito cuidado — pois todo e qualquer conteúdo nele publicado está invariavelmente vinculado à sua marca e aos seus produtos. Vamos conhecer alguns dos principais?

Conteúdo e relevância

Um dos primeiros questionamentos que vem à tona sobre a criação de um blog é: que tipo de textos e de assuntos seriam publicados nele? Na verdade, essa definição é uma das principais nesse processo todo e exige uma boa dose de planejamento. Basicamente, o blog de seu e-commerce deve tratar de assuntos relacionados aos produtos e serviços que você vende. Mas não é só isso!
Os textos publicados no blog devem ser, acima de tudo, relevantes para o público do seu e-commerce. Precisam, necessariamente, tratar de temas que despertem o interesse dessas pessoas e gerem nelas o ímpeto de clicar, ler, ter a sua vida mudada (de alguma forma, em algum nível) e partir para a compra. Um bom começo seria delimitar assuntos que se refiram direta e indiretamente ao universo dos produtos e serviços que você comercializa. Se a sua loja virtual é especializada em bijuterias, por exemplo, seria uma grande pedida manter um blog com dicas de beleza, de composição de looks, dentre outros temas — sempre relevantes para um público específico.

Layout

A dica aqui é deixar um pouco de lado aquele design voltado para a conversão, tão presente dentro do e-commerce, e partir para um visual mais clean, que dê claro privilégio para a informação. Afinal, o usuário acessou o blog inicialmente não para ser conduzido à compra, e sim para consumir informação útil.
Se, de alguma forma, ele perceber que está sendo coagido, existem grandes chances de ele deixar o blog e engrossar os índices de rejeição.

Frequência de atualização

Cuidar para que o blog tenha atualização periódica e frequente é muito importante, pois um blog de e-commerce parado e deixado às moscas causa uma péssima impressão, e pode pesar de forma negativa para a reputação de sua loja.
O ideal é manter um planejamento semanal de atualizações, com pelo menos duas publicações por semana.

Otimização e divulgação

Para fazer com que o público encontre, de fato, o seu blog, é necessário que ele seja “encontrável”. Para tal, é importante otimizar os textos seguindo as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization), com o uso, por exemplo, de palavras-chave no decorrer do texto e títulos bem chamativos. Outra forma eficaz de divulgar as postagem do blog é compartilhar os links nas redes sociais, por meio de páginas do Facebook e perfis do Twitter, por exemplo.
Leia também: Infográfico: Como Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais e SEO trabalham juntos?
E você, empreendedor digital? Já se aventurou com um blog? Conte e compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!

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4 comentários sobre “Como deve ser um blog de e-commerce”

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