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  • por Luane Silvestre
  • Entusiasta da comunicação e da tecnologia. Faz parte da equipe de conteúdo da Nuvem Shop, plataforma de e-commerce dedicada a ensinar as pessoas a venderem online da melhor forma possível.

Como montar um banner eficiente

13 de agosto de 2015
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Quer investir em um banner eficiente para divulgar a sua marca na internet? Saiba tudo o que você precisa considerar na hora de montar o seu.

Os banners são um dos mais populares recursos de marketing digital, e podem trazer resultados impressionantes. Elaborando um bom banner com o aspecto visual ideal e a mensagem certa, você poderá conquistar maior engajamento da sua audiência, atrair um novo público para o seu site e até concretizar mais vendas e conversões.

Para não se esquecer de nenhum ponto importante e fazer um trabalho atrativo e completo, tenha em mente as melhores práticas:

Otimize o tamanho e o formato

Em geral, os layouts dos sites possuem tamanhos padronizados para a inclusão de banners. Criando o seu na proporção exata do espaço (ou em todas as variações, para maior flexibilidade), as chances de aceitação e harmonia com o conjunto da página são maiores.

Portanto, prefira os tamanhos recomendados pelo Google AdSense:

• 300×250 pixels (Retângulo médio): ideal para ser incluído em meio a textos ou no final da página;
• 336×280 pixels (Retângulo grande): também perfeito para incorporação em textos ou rodapés;
• 728×90 pixels (Painel líder): indicado para inclusão no cabeçalho da página ou em fóruns;
• 300×600 pixels (Meia página): mais usado para anúncios de alto impacto;
• 320×100 pixels (Banner grande mobile): especial para dispositivos móveis.

Lembre-se também de utilizar a extensão de imagem mais apropriada: .jpeg, .png (para preservar fundos transparentes) ou .gif (para gerar animações). Você pode experimentar outras, é claro, mas certifique-se de que elas poderão ser visualizadas por todos os navegadores. Assim, você garante que sua criação será exibida da maneira certa.

Saiba quando apresentar seu logo

Existem algumas controvérsias a respeito da inclusão do logo da marca em um banner publicitário. Enquanto alguns profissionais de marketing o consideram elemento indispensável, outros sequer consideram utilizá-lo nesse contexto.

Basicamente, tudo depende da finalidade do seu banner. Se for divulgar uma campanha social, apoiar uma causa ou apresentar algum tipo de concurso, por exemplo, vale a pena adicionar o logo para que a identidade da empresa seja associada ao conceito que está sendo transmitido.

Caso sua intenção seja divulgar um novo produto ou serviço, contudo, tenha cuidado. Muitas vezes, as pessoas deixam de procurar mais informações sobre um produto porque acreditam já saber tudo a respeito da marca, formando um “prejulgamento”. Avalie atenciosamente seu caso e sua reputação geral para ponderar os prós e contras e tomar a melhor decisão.

Capriche no design

Chegamos então ao aspecto mais importante do seu banner: a aparência. É preciso considerar que nenhum usuário o visualizará por iniciativa própria, ou seja, as pessoas não foram até a página em questão para conferir banners. Elas procuram por conteúdo, e é isso que sua criação deve oferecer.

Transmita uma ideia atrativa, com imagens de alta resolução e cores que estejam de acordo com sua proposta. Em geral o melhor é evitar fotografias, mas se você optar por utilizá-las, dê preferência para as tiradas pela sua própria equipe ou livres de direitos autorais.

E, para evitar a poluição visual causada pelo excesso de informação, utilize no máximo duas fontes diferentes e aproveite toda a leveza do espaço em branco – sim, ele mesmo. Faça bom uso de espaçamentos e margens entre os elementos que compõem seu banner, priorizando sempre o alinhamento e a distância adequada entre cada um deles. Às vezes, “menos é mais”.

Seja objetivo

Por fim, depois de chamar a atenção do usuário, é hora de sugerir a próxima ação dele. Inclua, em uma posição de destaque dentro do conjunto, um botão com cor diferente que contenha a sua call-to-action em linguagem clara e simples.

Ao clicar no botão (e, consequentemente, no banner), o cliente em potencial deve ser direcionado para a página da sua marca relacionada à proposta anterior – se possível, uma landing page que já contenha todas as informações adicionais e o formulário ou recurso de conversão.

Uma boa ferramenta para a montagem de banners é o Canva. Criando sua conta por lá, você tem acesso a diversos modelos de layout (alguns gratuitos, outros pagos) com fotografias, ícones, tipografias e outros recursos gráficos.

Use toda a sua criatividade, construa credibilidade para a sua empresa, posicione seu banner em lugares estratégicos e boas vendas!

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