Em meio ao “boom” de novos aplicativos surgindo diariamente, alguns fazendo sucesso mundialmente com uma propagação viral, pode-se imaginar o potencial que eles têm para contribuir em qualquer setor de atuação.
No segmento de Logística essas aplicações móveis podem ajudar a aumentar a produtividade e a eficiência logística das transportadoras. Uma das principais razões para isso é o fato de permitem uma ótima versatilidade, antes complicada e muito custosa.
Com apenas um dispositivo mobile, seja um smartphone ou tablet, conectado à internet é possível enviar e receber importantes informações em tempo real. É notável que o mercado demanda cada vez mais qualidade e menores prazos quando o assunto é transporte. A possibilidade dos motoristas, sejam próprios ou agregados, estarem com um meio de comunicação de dados onde quer que estejam proporciona maior eficiência ao setor.
Através de apps, os quais devem ser intuitivos e de rápida navegação, é possível atualizar ocorrências, verificar tarefas, enviar fotos, visualizar mapas, entre outras funcionalidades.
Veja alguns exemplos práticos em que a ferramenta contribui:

Visualização pelos motoristas das atividades diárias, semanais ou mensais atualizadas;
Atualização do status de entrega em tempo real;
Envio de fotos de cargas com algum tipo de não conformidade;
Preenchimento de relatórios diários;
Envio e recebimento de mensagens para a base operacional.

Além dessas é possível imaginar diversas outras funcionalidades úteis aos transportadores. Com essa solução eliminam-se as atividades que não agregam valor ao cliente, como o lançamento dos dados por um intermediário entre o motorista e o sistema. Isso contribui para uma operação com maior produtividade e um modelo de trabalho mais enxuto.
Os benefícios são diversos, dentre eles:

Redução de custo

A comunicação em tempo real e direta entre o motorista e a matriz elimina a necessidade de atividades que não geram valor agregado ao cliente, principalmente com retrabalhos como a alimentação de sistema com dados contidos em papéis.

Maior Controle

A possibilidade de visualização e atualização online das atividades dos motoristas próprios e agregados pela matriz, assim como o conhecimento de sua posição, tempo de trajeto e paradas, por exemplo, permitem maior controle operacional à transportadora.

Informação rápida

É comum surgirem ocorrências durante um transporte, seja um material com avarias, endereço incorreto, ausência de receptor da carga, confirmação de entrega, entre outros. A ferramenta permite também que toda e qualquer não conformidade seja registrada no momento em que acontece, o que aumenta o tempo hábil para solução de problemas.

A tecnologia disponível no mercado deve ser explorada para trazer resultados positivos no segmento de logística, a qual tem um papel fundamental em qualquer economia.
O cliente final precisa perceber a evolução e se beneficiar dela pelos ganhos de qualidade, custo e prazo.
Texto publicado no Blog da Asaplog

Avatar
Author

CEO & Founder da ASAP Log | Soluções em Logística, graduado em Administração de Empresas pela FAE Business School com experiência profissional em empresas multinacionais de grande porte no Brasil e EUA.

Write A Comment