• Avatar
  • por Márcio Eugênio
  • É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

Dicas de como fazer análise de risco em lojas virtuais

17 de abril de 2014
Share Button

A gente já falou aqui sobre chargebak e explicou porque isso acontece em uma loja virtual. (Se você não leu o texto ou não se lembra, vou contar rapidinho aqui: é quando a operadora estorna o valor da compra por suspeitar de fraude virtual, ou até mesmo por má fé do cliente). Hoje eu darei algumas dicas de como se prevenir, através da Análise de Risco.
Primeiramente, você precisa conhecer um pouco do seu negócio e qual o comportamento de seu cliente ao comprar na sua loja virtual. Assim você irá perceber quando uma compra sai fora do padrão. Outro comportamento suspeito é quando o comprador realiza muitas compras em um curto período de tempo e com muitas parcelas. Quando alguma compra é feita assim, ative o sinal de alerta e ligue para confirmar.

Outra estratégia bastante eficaz está em definir ações a serem tomadas em determinadas faixas de preço. Por exemplo: ligar para o telefone cadastrado nas compras entre R$ 100 e R$ 199; ligar para o telefone cadastrado e confirmar alguns dados nas compras entre R$ 200 e 299 reais, e assim por diante. Essa ação é barata e já poupa de muita dor de cabeça.
Há também a possibilidade de contratar sistemas de análise de risco, como o Fcontrol, por exemplo. Acontece, porém, que a maioria destes sistemas realizam análises de compras de no máximo R$ 5 mil. Portanto, se a sua loja tem um ticket médio acima desse valor, é interessante reforçar ainda mais a política de análise de riscos.
Como você pode ver, pra fugir do chargeback não precisa de figa, réstia de alho nem vassoura atrás da porta. Alternativas simples podem te ajudar a evitar esse tipo de stress e complicação!

Você também vai gostar

Carrefour encerra atividades da loja virtual Hoje, dia 7 de novembro de 2012, o Carrefour encerrou suas atividades de comércio eletrônico devido a uma reestruturação que está sendo adotada pela e...
O que esperar do E-commerce em 2014? O que esperar do E-commerce em 2014? Com 2013 chegando ao fim, a Ericsson ConsumerLab identificou as principais 'tendências de consumo para 2014'. Por...
Estudo revela aumento de 15% no número de mulheres empreendedora... Seguindo a tendência do empoderamento feminino, mulheres passam a frente e já gerenciam quase 60% das lojas online. Segmento de moda possui o maior vo...
Um ERP pode minimizar os contratempos gerados pela nova lei do I... A cobrança do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual) foi alterada pa...
Como escolher o produto certo para minha loja virtual? Muitas vezes, o micro e pequeno empreendedor virtual tem dificuldades em escolher qual produto será o seu carro-chefe. Isso ocorre por preferência pes...
Análise de risco na loja virtual: como garantir segurança para s... Qualquer estabelecimento comercial, físico ou na web, precisa garantir segurança para seus clientes. Porém, muitos se esquecem de que os vendedores ta...
Loja virtual: O que uma página lenta pode fazer com suas vendas O tempo que uma página leva para carregar costuma ter um impacto bastante relevante nas vendas. Isto acontece porque, ao perceber que o site está leva...
EUA: Tecnologias mais utilizadas por varejistas online de nicho Varejistas online de nicho. O E-commerce nos Estados Unidos é a maior referência de Comércio Eletrônico no mundo. Inovações e tendências geralmente vê...
Prêmio E-bit 2013: As melhores lojas virtuais do Brasil Prêmio E-bit 2014. Todos os anos a E-bit, reconhecida como a mais respeitada fonte de informações do e-commerce, entrega o troféu Excelência em Qualid...
9 dicas para proteger seu e-commerce de fraudadores internaciona... Os e-commerces que oferecem entregas para destinos internacionais vêm crescendo de maneira significativa em todo o mundo. Diferente do que muitos ...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>