Um dos maiores diferenciais que uma loja virtual pode oferecer a seus clientes é em relação ao atendimento. Afinal, o cliente não tem aquela mesma experiência de compra vivenciada em uma loja física, o que leva alguns a terem certa resistência em adquirir produtos em um e-commerce.
Mas você, que é um empreendedor do ramo, deve estar se perguntando: “mas qual a melhor maneira de atender em minha loja virtual?
Bem, é justamente sobre este assunto que iremos tratar no post de hoje. Fique ligado e saiba mais!

Ofereça efetivos canais de comunicação

Para atender com qualidade aos clientes de sua loja virtual, ofereça a eles diversos canais de comunicação para que dúvidas, sugestões e reclamações sejam feitas sempre que necessário. Disponibilize contatos de e-mail, telefone, chats e até mesmo números de Whatsapp para que eles escolham aqueles que mais se adequem às suas necessidades.
Mas não basta somente tê-los. Informe em local de destaque em seu e-commerce todos eles, e não se esqueça de colocar os horários que os atendentes estarão disponíveis. Como este tipo de negócio fica aberto 24 horas por dia, é preciso ter esta clareza.

Gerencie as reclamações

Se todas as mensagens precisam ser respondidas com presteza, as de reclamações precisam de mais agilidade ainda. Atender bem significa manter (e até mesmo ir além) das expectativas do cliente.
Fique atento a alguns sites como o “Reclame Aqui” e o “Procon Online”, onde os consumidores insatisfeitos com as marcas expõem suas queixas e avaliam as reputações das empresas. Aproveite também para verificar como está a imagem de sua loja virtual nas redes sociais e demais sites da internet.

Tenha uma ferramenta de CRM

Um software de CRM é um importante aliado do bom atendimento. Por meio dele, é possível garantir uma maior satisfação do cliente e aumentar consideravelmente suas vendas.
Uma ferramenta como esta oferece velocidade e qualidade no contato com o consumidor, tudo o que é necessário nas modernas relações comerciais, não é mesmo?! Se ela for integrada a outros processos gerenciais do e-commerce, melhor ainda!

Dedique-se ao pós-venda

Além de oferecer todos os canais de comunicação possíveis e uma troca de mensagens eficiente com seus clientes, tenha também a pró-atividade de ir até eles para saber o que acharam da experiência de compra em seu site.
Se houve satisfação, se o produto chegou adequadamente… Enfim, realize o pós-venda. Isso mostra ao consumidor que a sua loja virtual preocupa-se em atendê-lo bem e deixá-lo satisfeito.

Qualifique os profissionais de atendimento

Treinamentos e reciclagens são essenciais para que os profissionais responsáveis pelo atendimento realizem bons trabalhos. É importante que eles tenham uma visão global de todo o negócio para que, mesmo não sendo capaz de resolver o problema, saibam direcionar para o setor adequado. Este tipo de investimento gera maior eficiência nos contatos realizados.
Agora que você já sabe quais são as melhores maneiras para atender em sua loja virtual, conte-nos: o que achou delas? Há alguma prática que você já aplica em seu negócio? Mande uma mensagem para a gente por meio da caixa de diálogo abaixo. E se você deseja aprimorar mais sua gestão, conheça 30 ferramentas gratuitas para turbinar seu e-commerce!

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