ūüď£ Como criar e gerir uma equipe de performance no seu e-commerce

ūüď£ Como criar e gerir uma equipe de performance no seu e-commerce

Muito al√©m de gerenciar e monitorar a√ß√Ķes de marketing, fluxo log√≠stico e comercial, um gerente de e-commerce, deve ficar atento a sa√ļde do seu time, pois √© sua obriga√ß√£o fazer com que as pessoas em sua volta se desenvolvam profissionalmente, atinjam as metas e se sintam motivadas a comprar a briga da empresa.

Em diversos e-commerces que j√° atendemos na Ciclo, avaliamos que organogramas e processos organizacionais s√£o deficit√°rios prejudicando tanto o gerenciamento de tarefas quanto pessoas, por isso com o objetivo de ajudar os profissionais de e-commerce, criamos esse artigo.

Criando uma equipe de performance

O conceito de pipeline de liderança nos explica que para medir o sucesso de um gestor, temos que avaliar os resultados da sua equipe, pois um gerente de e-commerce deve obter resultado com a execução do trabalho de seus subordinados. Assim como um técnico de futebol que ganha títulos organizando as pessoas e estratégias e não entrando dentro de campo para fazer o gol.

Construção dos processos

Antes você partir para análise e desenvolvimento das pessoas, você deve construir o caminho para saber quais são os gaps dentro do seu fluxo operacional. Por isso você deve mapear e documentar os seguintes pontos do seu e-commerce:

Mapear processos de sucesso: documente quais s√£o os processos que n√£o possuem travas desde de a cria√ß√£o de campanhas de marketing at√© o suporte de atendimento ao cliente, os que possuem gaps, precisar√£o ser  redesenhados.

Descrever processos: assim que finalizar o mapeamento, descreva cada processo da empresa.

Montar fluxos visuais: monte em um visualizar como por exemplo o draw.io ou até mesmo mindmeister, os processos para facilitar a interpretação.

KPIs para monitoramento dos processos: para conseguir melhorar futuramente, voc√™ dever√° documentar as formas como cada processo ser√° monitorado, para conseguir encontrar gaps e oportunidades. Na defini√ß√£o dessas informa√ß√Ķes, insira informa√ß√Ķes mensur√°veis de maneira quantitativa ou em percentual.

Organizando as pessoas dentro dos processos

Com os processos mapeados e definidos, fica mais f√°cil de organizar as pessoas com seus respectivos objetivos e responsabilidades.

Organograma do e-commerce

Construa nessa fase o organograma de acordo com os processos do seu e-commerce, compondo de maneira hierárquica os profissionais ideais para realização de cada ação dentro do ecossistema.

Descreva o perfil de cada pessoas com as seguintes informa√ß√Ķes

Na era dos profissionais que precisam possuir multi-conhecimento, não podemos confundir com multitarefa, pois isso poderá prejudicá-lo tanto na entrega do resultado esperado, quanto no seu desenvolvimento. A falta de definição de sua missão e atividades acaba afetando na clareza de suas responsabilidades, você poderá seguir mais ou menos o exemplo abaixo:

Cargo: Analista de E-commerce

Subordinado: Gerente de E-commerce

Competências básicas: Ter conhecimento em gestão de CRM, E-mail Marketing e etc.

Miss√£o do cargo: Aumentar o LTV dos clientes

Descrição das atividades: enviar briefing de campanhas para a agência de e-commerce.

Gerindo uma equipe de performance

Para gerir a sua equipe podemos dividir em 2 frentes, plano de desenvolvimento e monitoramento e feedback.

Plano de desenvolvimento

O plano de desenvolvimento √© importante tanto para monitorar a performance de cada membro da equipe, quanto tra√ßar uma perspectiva de crescimento, por isso para criar esse plano √© muito importante saber qual √© o pontual A (est√°gio atual) e o ponto B (est√°gio que o profissional deve chegar). Voc√™ pode criar com as seguintes informa√ß√Ķes:

  1. Defina objetivo do membro da equipe
  2. Traçar as metas em conjunto
  3. Estruturação de treinamento

Monitoramento e Feedback

Com todo o plano de desenvolvimento criado, você deverá estruturar 2 pilares:

  1. KPIs de acompanhamento: as métricas para saber se cada membro está atingindo os resultados esperados.
  1. Feedback: estruturar períodos com feedbacks constante para melhoria do profissional.

Espero que esse conte√ļdo tenha te ajudado no gerenciamento da equipe do seu e-commerce. Comente aqui se voc√™ tem alguma sugest√£o ou informa√ß√£o complementar.

1 COMMENT

  1. Parabens pelo post. O gerenciamento de pessoas é bem complexo devido as individualidades mas ao mesmo tempo existem muitas ferramentas para auxiliar isso.

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