Vou falar rapidamente sobre as ferramentas que você precisa conhecer e utilizar para vender pela internet, mas antes de começar quero dizer para você as ferramentas que NÃO são a parte mais importante para quem quer vender pela internet.
Conheço pessoas que vendem muito pela internet e não gastam praticamente nada com ferramentas (plataforma de loja virtual, e-mail marketing, chat…) e outros que gastaram milhares de reais só com a plataforma e não vendem nada. Por isso, se você não tiver um plano e uma estratégia clara para fazer suas vendas pela internet, as ferramentas não vão te salvar de um naufrágio.

Formas de pagamento

Como faço para receber pelas vendas na internet? A forma como você vai receber pelas vendas que fizer estão ligadas com as formas de pagamento que você for trabalhar na sua loja virtual.
Atualmente no mercado as formas de pagamento estão divididas em dois grandes grupos:
1. Sistemas de pagamento:
São empresas que têm por objetivo facilitar a vida do dono da loja virtual. São muito práticos para serem contratados e configurados. Sem falar, que eles permitem para o seu cliente parcelar as compras em até 12 vezes (com juros) e ainda dão uma segurança para o cliente: a possibilidade de abrir uma disputa se em até 14 dias ele não receber o que comprou.
Os sistemas de pagamento mais conhecidos são:

• Bcash (http://bcash.com.br/);
Mercado Pago (https://www.mercadopago.com.br);
• Moip (http://moip.com.br/);
Pagseguro (http://pagseguro.com.br/);
PayPal (http://www.paypal.com/).

2. Forma de Pagamento Direto:
Nessa categoria estão inclusos cartões e crédito direto com as operadoras (ex: Cielo e Rede), boletos bancários e depósitos. Com essas formas de pagamento quem vende online pode ter uma taxa de conversão melhor, prazo mais curto de recebimento (depósito e boleto), taxas mais competitivas, mais simplicidade para o cliente da loja virtual e vendas aprovadas mais rapidamente.
Uma grande desvantagens, é que vender pela internet com cartão de credito, o dono da loja deverá ter uma política de análise de risco, pois ele pode ter um chargeback caso seja identificado alguma fraude.

Frete e forma de entrega

Grande parte das vendas feitas pela internet são entregues pelos Correios. Entretanto, alguns tipos de produtos você vai precisar trabalhar com transportadoras ou veículo próprio, os Correios possuem algumas restrições e alguns limites de tamanho e peso.
1. Correios:
Os serviços disponibilizados pelos Correios são:

• Pac;
• Sedex;
• e-Sedex;
• Sedex Hoje;
• Sedex 10.

2. Transportadoras:
As transportadora são a alternativa que os lojistas possuem para itens que não podem ser enviados pelos Correios.
É muito importante que você pesquise quais transportadoras que atendem a sua região de origem e para quais locais elas fazem entregas, pois nem todas as transportadoras possuem abrangência nacional.
ÚtilServiços de indenização por atrasos ou extravios dos Correios podem ajudar o empreendedor

Plataformas para vendas pela internet

Muita gente acha que a loja virtual é o item mais importante para quem quer vender pela internet, mas acredite: Não é!
Vou listar abaixo alguns tipos de plataforma que você pode usar para vender online:
Marketplaces:
Mais simples, pois você se cadastrou já está tudo pronto. É só colocar produtos e começar a divulgar e vender.
Os mais conhecidos e fáceis trabalhar:

• Estante Virtual, específico para livros (http://www.estantevirtual.com.br/)
• Elo7, muito utilizado para artesanato (http://www.elo7.com.br/)
• Mercado Livre (http://www.mercadolivre.com.br/)

Lojas Virtuais Alugadas ou SaaS

Basicamente as plataformas de lojas virtuais podem ser divididas em três categorais: Alugadas (SaaS), código-livre e próprias. Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, por isso, se você quiser ver uma metodologia para escolher a loja ideal neste vídeo:


Plataformas que eu recomendo:

• D Loja Virtual A melhor na minha opinião (!!!). (http://www.dlojavirtual.com/)
• F1 Soluções muito forte na venda de livros (http://www.f1solucoes.com.br/)
• Vtex A maior plataforma de comercio eletrônico do Brasil. (http://vtex.com.br/)

Mais conteúdo relevante sobre plataformas de e-commerce:

• Post do Daniel Cardoso citado no vídeo: Loja Virtual: Como escolher a melhor plataforma para sua operação
Guia Plataformas de E-commerce, gratuito para download. As principais plataformas do mercado lado a lado.

Lojas Próprias ou instaladas no seu servidor

Aqui é onde vejo muitos pequenos empreendedores iniciantes no comércio eletrônico começarem a acabar os seu sonho de fazer vendas por internet.
As plataformas de código-aberto são incríveis, contam com muitos recursos e são totalmente flexíveis. Exatamente essas qualidades que viram maldições para quem quer começar a vender online.
As plataformas mais comuns são:

• Magento (http://magento.com/)
• OpenCart (http://www.opencart.com/)
• PrestaShop (https://www.prestashop.com/)

Como falei no início desse artigo, para ter uma operação de venda pela internet que realmente gere resultados, você precisa muitos mais que as ferramentas certas. Por isso, recomendo com o nosso guia definitivo de vendas pela internet.

Author

É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

5 Comments

  1. Luiz Gustavo Reply

    Achei interessante o texto porém vender pela internet vai muito além das ferramentas citadas.
    Fora o fato do autor do artigo indicar a própria empresa como plataforma de e-commerce, o que pra mim já tira a credibilidade e imparcialidade do texto.

    • Olá Luiz Gustavo, tudo bem?
      Obrigado pelo comentário, respeito a sua opinião, mas sou um colunista e não um jornalista e não preciso ser imparcial e por isso posso expressar as minhas opiniões e ideia livremente.
      Escrevo o que eu acredito realmente.
      Sucesso e boas vendas!

  2. Marcelo Bermejo Reply

    Marcio, parabéns pelo texto!
    Se precisar de parceiro para entregar em Curitiba e região metropolitana pode contar comigo. Faço as entregas com meu carro próprio. Meu e-mail é: [email protected]

  3. Todas as ferramentas que você citou são necessárias. É preciso ter uma loja virtual, com um sistema de pagamentos seguros, e também coordenar as entregas (levando em consideração a localização geográfica). Depois, você precisa usar ferramentas de divulgação nas redes sociais. Por exemplo, eu uso Postcron (aqui, deixo o link, se puder ser útil para alguém, https://postcron.com/pt ). Também é preciso enviar emails e começar a analisar as estatísticas, etc.

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