Também conhecido como comércio social, o Social Commerce consiste na integração dos negócios virtuais com as redes sociais. Seja para incrementar as vendas, aumentar a taxa de conversão ou mesmo para estabelecer um relacionamento mais próximo com os seus clientes, esse tipo de estratégia permite interações em tempo real dos consumidores com a sua marca.

É claro que isso pode ser uma faca de dois gumes, dependendo de como você o fizer. Porém, você não deve temer, pois, se é preciso estar presente nas redes sociais é melhor aproveitar essa oportunidade!

Se você ainda está com o pé atrás em relação a esse fenômeno, temos algumas dicas para que o Social Commerce da sua empresa torne-se uma forma de otimizar seu negócio, não um pesadelo. Confira:

Defina onde você vai atuar e invista

Antes de qualquer coisa, é preciso que você defina em quais redes sociais você se fará presente. Vale ressaltar que o Facebook e o Instagram têm se destacado nesse sentido.

O Facebook, por exemplo, oferece a possibilidade de fanpages, nas quais você pode conversar com seu público, realizar um atendimento mais rápido e até mesmo dispor de lojas dentro da plataforma, as chamadas Likestores. Porém, muito cuidado! Lembre-se que nessa rede social os consumidores esperam por agilidade. Portanto, defina uma estrutura, defina pessoas (qualificadas) para responder as dúvidas e interagir com o cliente. Isso fará toda a diferença.

No caso do Instagram, a rede social funciona muito bem para o segmento de moda, principalmente. É possível expor seus produtos e angariar vendas dentro da rede social mesmo. Lembre-se de ser transparente e ágil no seu atendimento ao consumidor para transmitir credibilidade.

Estimule a interação entre os consumidores

O diálogo entre os clientes, e potenciais clientes, é o que manda nesse tipo de negócio. Por isso, é muito importante estimular a participação de todos, para que opinem sobre os produtos e serviços que você tem a oferecer.

Nessa hora, não dá para ter medo de mostrar a cara do seu negócio. É preciso se expor mesmo, focando, é claro, seus pontos positivos, e direcionando a interação, tanto entre os próprios clientes quanto deles com a sua marca.

Além disso, você precisa mostrar a eles o quanto suas opiniões são importantes para continuar o seu trabalho. Para isso, estabeleça um relacionamento mais próximo, de diálogo mesmo, sem formalidades excessivas ou tentativa de vender o tempo todo.

Social Commerce: você está fazendo isso certo?

Realize promoção de forma eficiente

É preciso realizar diversas ações para atrair e fidelizar os seus clientes. Para isso, que tal apostar em sorteio de brindes, ações promocionais ou enviar descontos através de newsletters? Essas são algumas das ideias para alavancar este modelo de negócio para seu comércio eletrônico.

Seja bom de papo

É preciso que você argumente e mostre ao seu cliente que você se diferencia dos demais. Como fazê-lo? Bem, um conteúdo chamativo e interessante é um excelente começo e talvez, será o fator principal para o sucesso do seu Social Commerce.

Por isso, aborde os assuntos que seus consumidores querem ouvir e principalmente, assuntos leves, que tenham a ver com o cotidiano. Faça sua página ser interessante para o cliente, de forma que ele volte, não apenas para comprar, mas para interagir com você – a compra será uma consequência em algum momento.

Lembre-se que essa não é a hora de ficar “empurrando” o seu produto. Você precisa primeiro, criar a necessidade dele através de posts atrativos – tornando-se uma referência.

Conheça muito bem o seu púbico

Se você já entende os seus clientes, ficará bem mais fácil conversar com eles e oferecer o que eles precisam. Além disso, você pode proporcionar a eles melhores experiências de compra.

Conhecer seus clientes também é saber até onde chegar, sem desrespeitá-los, e fazer as ofertas certas na hora certa. Se você ainda não conhece, não tenha medo de investir em pesquisas e enquetes para conhecer.

Além disso, fique de olho no comportamento deles nas redes sociais. O que eles curtem? Sobre o que estão falando? O que será que eles mais reclamam quando fazem compras – e o que mais elogiam? Procure as respostas para essas perguntas nos perfis dos seus clientes – e clientes em potencial – e otimize seus resultados de forma efetiva.

Seja flexível e bom de negócio.

Ser flexível e bom de negócio faz parte do sucesso da sua empresa no Social Commerce. Negocie com o cliente os melhores prazos, disponha de várias formas de pagamento e possibilite a ele uma experiência agradável e menos burocrática para comprar nas redes sociais.

Lembre-se que ele não está num ambiente convencional de compras, portanto, precisa fugir do convencional para agradá-lo e conquistá-lo.

Torne-se confiável

Cumprir prazos, respeitar o seu cliente e se manter acessível para tirar dúvidas são alguns dos principais fatores de sucesso no Social Commerce. Tenha em mente que você precisa da confiança dos seus clientes para, só então, movimentar a base com novos consumidores. Lembre-se, também, que será através deste envolvimento que a fidelização será gerada – além, é claro, de atrair os novos clientes.

Tenha paixão por atender bem

Neste modelo de negócio, não se pode cogitar um atendimento mal feito – lembre-se que se você furar no atendimento seu cliente falará de você ali mesmo, deixando para todo mundo ver o que ele pensa. Por isso, é de suma importância que você busque sempre as soluções para entregar ao seu consumidor um antes, durante e pós-venda impecáveis, dignos de elogios.

Se você já vendeu pelo seu perfil ou fanpage, por exemplo, sabe que o segredo é estar sempre disponível e lembrar sempre de zelar pela imagem do seu negócio. Ainda tem dúvidas sobre o Social Commerce? Deixe-as nos comentários que lhe ajudaremos.

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