• por Rock Content
  • A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

Como destacar seus produtos dentro de um Marketplace?

22 de julho de 2015
Share Button

O comércio eletrônico oferece várias possibilidades para quem quer vender online. Uma dessas modalidades é o marketplace, pense em um shopping virtual. Simplificando, uma loja virtual composta com produtos de várias outras lojas online.
Por isso, se você está investindo, ou pensando em investir em marketplace, precisa conferir nossas dicas para destacar seus produtos dentro destes outros sites e vender mais e melhor.
Leia mais sobre marketplace: O triângulo comercial entre lojistas e-commerces, operadoras de marketplace e consumidores
Continue com a leitura e veja o que preparamos para você!

Destaque os seus produtos com belas fotos

Fato é que a vitrine virtual é composta por boas fotos dos produtos. Em um marketplace, então, as fotos dos produtos tornam-se um grande diferencial. Por isso, se você vai expor e vender seus produtos em um marketplace, saiba que estará competindo com várias outras lojas que, muitas vezes, venderão exatamente os mesmos produtos que o seu negócio. Por isso, destaque-se.
Aqui vão algumas dicas:

• Cuidado com o plano de fundo. Use fundo branco para destacar o produto e não o que há em volta dele;
• Não economize na qualidade das imagens, use sempre fotos HD;
• Aposte em uma posição diferenciada do seu produto, focando em detalhes e, principalmente, fazendo diferente dos seus concorrentes;

Para conferir outras dicas de fotografia para lojas virtuais, confira também o nosso artigo “Segredos da fotografia de e-commerce”.

Seja claro ao descrever os seus produtos e a sua loja

Além das fotos dos seus produtos, tenha um cuidado especial com a descrição destes produtos. É essencial que o seu cliente entenda exatamente o que está lendo, comparando com as fotos e, dessa forma, se decidindo pela compra. Deixe claras informações como dimensões, materiais e funcionalidades, por exemplo.
Em um marketplace, onde vários lojistas competem pela atenção e pela venda, é essencial ter uma boa descrição da sua loja ou a famosa “descrição do vendedor”.
Para isso, deixe claras as suas especialidades, missão, visão e valores, a política da sua loja e outras informações relevantes. Avaliações positivas e depoimentos de clientes satisfeitos também contam, pois ajudam a construir uma boa reputação.
Grátis para download: Aumente suas vendas melhorando a página dos seus produtos

Ofereça algo a mais

O seu produto é bom? Excelente, mas saiba que isso será apenas um dos fatores analisados pelos compradores na hora de escolher a sua loja virtual dentro do marketplace. Por isso, para se destacar é preciso oferecer algo a mais.
Pode ser um frete menor ou uma entrega mais rápida do que as demais, uma embalagem para presente diferenciada ou um cupom  de desconto para a próxima compra: pense fora da caixa e não apenas venda. Conquiste o seu cliente, fidelizando-o e gerando mais receita.

Mais do que produtos, venda experiências!

Sim, para ter sucesso em um marketplace você precisará contar a história dos seus produtos, da sua marca e, dessa forma, cativar seu o seu potencial cliente.
Quando você conta uma história, cria empatia com o público e pode conquistá-lo antes do seu concorrente e, convenhamos, em um shopping virtual isso fará toda a diferença na hora de fechar a venda!

Capriche no pós-venda

Você conseguiu atrair o olhar do consumidor e vender para ele, ganhando dos demais lojistas virtuais do marketplace, ótimo. Missão cumprida? Claro que não! O processo de venda no e-commerce não acaba quando o cliente resolve “passar o cartão”.
Por isso, lembre-se de que o atendimento e o pós-venda são essenciais. Será através deles que você mostrará para o comprador que ele fez uma excelente escolha.
Mas como fazer isto? E-mails transacionais são um excelente ponto de partida, por isso, informe ao cliente quando o pedido dele foi concluído, quando o pagamento foi aprovado, o status de envio, etc. Não deixe de fazer pesquisa de satisfação também.
Aproveite este momento para pedir para que este comprador avalie a compra, dando uma nota sobre o seu produto e serviço. Isso ajudará a sua loja e os seus produtos a se destacarem em meio a diversas marcas e outras lojas.
Em caso de experiências negativas, o que contará será a forma como você lidará com o problema. Seja cortês com o seu cliente, entenda o que levou a acontecer o problema e, principalmente, resolva-o o mais rápido possível. Tenha em mente que o problema resolvido de hoje será o cliente satisfeito de amanhã.
Por fim, nossa dica de ouro é: capacite-se! Não deixe de estudar, de se atualizar sobre as tendências, as novidades do mercado e como surfar na crista dessa onda.
Busque por cursos especializados e conte com profissionais para lhe dar consultoria e te ajudar em todo o processo. Se tiver qualquer dúvida, escreva nos comentários e nós lhe ajudaremos. Conte com a gente!
Leia também: O que a Netshoes pode ensinar aos lojistas de marketplace?

Você também vai gostar

O que os 5 maiores aplicativos de e-commerce têm em comum? Por Bill Siwicki. O que esses varejistas têm em comum, além de faturarem bilhões de dólares em seus aplicativos de e-commerce este ano? Eles compartil...
Marketing de Afiliados: O que é e como funciona O Marketing de Afiliados é uma forma de publicidade online. Para entender como ela funciona, primeiramente, é preciso conhecer alguns termos utilizado...
Como melhorar os processos pós-venda do seu e-commerce? Sua empresa tem uma estrutura de e-commerce primorosa: com um layout responsivo, produtos de qualidade reconhecida, meios de pagamento seguros, serviç...
Como gerenciar um e-commerce em tempos de crise Pretendo aqui neste artigo trazer para o nosso universo de e-commerce e mercado digital alguns conselhos com a visão prática de como podemos manter, g...
E-commerce deve atingir R$ 1 bilhão em vendas no Dia dos Namorad... O comércio eletrônico deve movimentar R$ 1 bilhão com as vendas do Dia dos Namorados, projeta pesquisa da e-bit, empresa especializada em informações ...
Mercado de turismo online cresce 73% em 4 anos e movimenta R$30 ... O mercado de turismo online atingiu R$30 bilhões em 2016, alta de 73% desde 2012, crescimento médio de 15% ao ano. É o que aponta o relatório Webshopp...
Instagram para vendas e negócios Usando o Instagram para negócios e branding Apenas criar uma conta no Instagram, sem atualizar com frequência ou postar fotos de banco de imagem não é...
5 estratégias para melhorar o cross selling e upsell do seu e-co... Cross selling e upselling são estratégias de vendas focadas em melhorar a experiência do seu cliente. A primeira se vale de oferecer produtos compleme...
As melhores lojas do e-commerce em 2015 A E-bit anunciou durante o evento VTEX Day, realizado no dia 12 de maio em São Paulo, os vencedores do 13ª Prêmio E-bit Melhores Lojas do E-commerce. ...
Como o omnichannel pode alavancar vendas Atualmente, o conceito de omnichannel está sendo muito comentado e discutido pelos profissionais do setor varejista. As marcas precisam se reinventar ...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

3 comentários sobre “Como destacar seus produtos dentro de um Marketplace?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>