Ok, você já sabe o que são personas, como elas são importantes para o seu negócio e até mesmo já conferiu um passo a passo para criá-las.
Também já viu aqui no blog que o seu marketing digital pode estar falhando justamente pela falta de personas bem definidas. Mas ainda falta um toque a mais para definir a buyer persona do blog de e-commerce?
É por isso mesmo que aqui vão algumas dicas complementares para que você crie suas buyer personas com ainda mais segurança! Confira!

Comece pelo geral

Quando você é apresentado a uma pessoa, conhece-a de uma forma geral, onde mora, o que faz, que lugares frequenta, ou seja, tem um panorama de quem realmente é essa pessoa. Para começar a criar a buyer persona do blog, parta deste princípio: quem é o seu público de uma maneira geral?
Definidas as características da “massa”, você já consegue excluir uma centena de outras pessoas que não são interessantes para o seu blog, que não têm afinidade com a sua marca, que não usam os seus produtos e que mesmo que visitem o seu blog jamais serão convertidas em clientes. Essas pessoas podem ser chamadas de “antipersonas”, justamente porque não ajudam a gerar resultados para você.

Parta para os detalhes

Agora que você já limitou um pouco o seu público, chegou a hora de se aprofundar mais nos detalhes. Você se lembra daquela pessoa que você acabou de conhecer? Então, depois de alguns encontros, algumas perguntas aqui e outras ali, você passa a conhecê-la melhor.
Sabe onde ela trabalha, quanto ganha, que tipo de produtos costuma comprar e quantas vezes no mês, quais os seus sites preferidos, o que ela considera mais importante no momento de decidir por este ou aquele site, entre outras informações que ajudam a compreender como chegar até o coração (e o bolso) dela.
É claro que muitas dessas informações não são relevantes para você neste momento e que depois de alguns encontros com determinadas pessoas você vai perceber que elas não são o seu público ideal. Por isso, você precisa priorizar o que de fato faz diferença para a sua estratégia de marketing de conteúdo e reunir essas informações para construir a sua buyer persona.

Um adendo: como conseguir esses detalhes?

Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa. Esse é o segredo para definir com a maior precisão possível quem é a buyer persona do blog de e-commerce. Mas é claro que existem algumas ferramentas que podem te ajudar a identificar esses detalhes, como o Google Analytics, o Facebook Insights e Surveys.

Dê uma olhada na sua concorrência

A construção de buyers persona é uma atividade constante, afinal as pessoas mudam, surgem novidades no mercado, alguns produtos ficam obsoletos e você precisa acompanhar essa evolução.
Uma forma de fazer esse acompanhamento é manter um olhar atento na sua concorrência, pois ela pode ter informações valiosas para melhorar muito a sua compreensão sobre o comportamento de compra e as necessidades das suas buyer personas.
Sendo assim, assine newsletters, siga nas redes sociais, acompanhe fóruns e blogs e identifique oportunidades de atrair a atenção dessas pessoas com conteúdos únicos. Por exemplo, se você percebe que existe uma pergunta nos comentários de um post no blog da concorrência e ela ainda não foi respondida, crie um conteúdo para responder ao internauta e convide-o a ler. Simples, direto e bastante eficaz!

Personifique os dados

Dados reunidos, padrões e comportamentos identificados, chegou o momento de dar um nome para a buyer persona do blog e inseri-la em um contexto. Quem é ela, o que faz, quais são seus gostos, paixões, desejos, necessidades? O que ela compra, por que compra, quando compra? Quanto ela está disposta a pagar? Como você pode atrair a atenção dela para o seu blog de e-commerce?
Essas são apenas algumas das perguntas que você vai fazer para a sua buyer persona, afinal, para esse relacionamento dar certo você precisa conhecê-la profundamente.
Então continue a aprender, a explorar, a perguntar e a pesquisar como você pode ajudar o seu público através do seu blog e do conteúdo que você compartilha! Se você também tem alguma sugestão ou se ficou com alguma dúvida, escreva para nós através dos comentários!

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