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E-mail Marketing: até ? das vendas podem vir da caixa de entrada.

27 de março de 2014
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No fim da última década, especialistas e estudiosos decretaram o fim do E-mail Marketing como canal de venda. Com a sofisticação das redes sociais, muitos defendiam a ideia de que o e-mail deixaria de ser um formato de comunicação eficaz. Outros apontavam as, até então, tendências de avanço dos dispositivos móveis como fator decisivo para derrota do correio eletrônico.

E-mail Marketing: até ? das vendas podem vir da caixa de entrada.

O fato é que os anos passaram, as tendências viraram realidade, mas as previsões mais pessimistas sobre o E-mail Marketing ficaram longe de acontecer. O canal cresce em volume e importância a cada ano, e pesquisas indicam que pode chegar a responder por até 30% do faturamento de algumas lojas virtuais.

Por quê investir no e-mail marketing?

As redes sociais têm focado em criar interações cada vez mais dinâmicas entre pessoas e as empresas. No entanto, o bom e velho e-mail continua a ter uma das maiores taxas de conversão na internet. Segundo pesquisas feitas pelo iContact, 92% dos usuários da internet possuem um e-mail o que significa 3 vezes mais endereços de e-mail do que redes sociais. A partir desses dados não é necessário refletir muito para perceber que é muito mais fácil atingir um público maior através dessa plataforma.
Quando se trata de ROI (retorno sobre investimento) o e-mail marketing tem resultados de fácil acompanhamento e que costumam surpreender positivamente. Além disso, é possível levar o destinatário direto à URL do produto, aumentando a sua conversão de cliques e posicionando melhor o seu site nas ferramentas de busca.

Por onde começar?

O gasto com esse tipo de plataforma, que é consideravelmente barata, aumentou 60% no último ano, de acordo com a Apogee Results. Então, por que não investir em e-mail marketing? Esqueça o mito de que o cliente não vai clicar no seu e-mail pensando que é spam. O e-mail marketing deixa de ser spam e passa a ser um focalizador de categorias. Ambos são drasticamente diferentes e a diferença está principalmente na segmentação!
Um spam é enviado a uma lista aleatória de e-mails enquanto o e-mail marketing utiliza uma segmentação mais específica, focada em departamentos e categorias. A maneira certa de começar é ter uma base de contatos bem segmentada e solicitar ao usuário que logo na inscrição da sua newsletter já indique quais são as suas áreas de preferência. Isso facilita na produção de um conteúdo próprio para esse público.

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Como aumentar as taxas de conversão?

Uma pergunta quebra a cabeça da maioria dos profissionais de CRM: qual é a quantidade ideal de e-mails a serem enviados para atingir determinado público? Para encontrar esse número ótimo, é necessário analisar as condições em que ele dará melhor retorno. Segmentos diferentes irão responder de maneiras diferenciadas a preços, quantidade de emails e horários pelos quais estes serão enviados. Assim, não há como afirmar que existem condições melhores ou ideais para uma campanha de e-mail marketing, o que existem são condições relativas e temporais que dependerão da segmentação do produto e do cliente.
Para entender quais são as melhores condições para a sua campanha é imprescindível conhecer as reações do mercado em situações parecidas. Analisar como a concorrência age em relação a cada categoria e departamento é essencial para identificar os preços, horários e até mesmo a quantidade de produtos e o layout que serão mais atrativos para o consumidor.
A partir daí fica muito mais fácil para a área responsável por esse canal identificar quais estratégias são escaláveis e quais o vão garantir destaque e maior taxa de abertura, de cliques e, consequentemente, conversões de vendas.

Texto original do João Nogueira, publicado no E-commerce Brasil.

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