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  • por Marcelo Pimenta
  • Marcelo Pimenta é especialista em vendas, marketing e negócios, pós graduado pela ESPM e com especialização em negócios internacionais pela Florida International University (Miami, EUA). Atualmente Gerente Geral de Produtos da Vale Presente S.A., com passagens por Threadless (USA) e Magazine Luiza. É editor do blog Business Ideas.

Instacart, um e-commerce que entrega suas compras em até uma hora

30 de março de 2015
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“A melhor maneira para fazer suas compras.” Esse é o slogan na página inicial do Instacart, um e-commerce que entrega no mesmo dia suas compras de supermercado – e que não tem nada a ver com o Instagram, pois significa “carrinho instantâneo“.
É uma empresa com apenas dois anos e já foi nomeada pela Fast Company como uma das mais inovadoras do varejo. Nela é possível comprar em imensas redes de supermercados americanos, como Whole Foods e Costco e, em seguida, eles entregam o que você escolheu em questão de uma ou duas horas.

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Como sempre gosto de reforçar, o Business Ideas é um blog que objetiva trazer ideias que funcionam no mundo para inspirar os empreendedores brasileiros. Entregas no mesmo dia já são uma realidade nos Estados Unidos, mas por aqui eu diria que ainda é grande oportunidade. Já existem casos lá fora como o Google, a Amazon e o eBay que estão se estapeando pra morder este market share.

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Como funciona o Instacart?

1. Você faz suas compras online em algum supermercado da região;
2. Na sequência a empresa envia um personal shopper para retirar os produtos no supermercado e entregar em sua casa no mesmo dia;

Ao contrário de outros serviços de entregas, a empresa não estoca produtos frescos em um armazém qualquer; em vez disso, ela permite que você compre em grandes supermercados e envia seu pedido para um de seus empregados em tempo real.
Este personal shopper vai à loja, pega tudo em sua lista, e em seguida leva para você no carro dele (é como se fosse uma espécie de Uber dos supermercados).

Cidades onde o Instacart já opera: Atlanta, Austin, Boston, Boulder, Chicago, Denver, Houston, Los Angeles, Nova York, Filadélfia, Portland, San Francisco Bay Area, San Jose, Seattle e Washington DC.
Alguns dos principais varejistas locais: Whole Foods, Costco, Kroger, The Food Emporium, Shaw;

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Sobre os custos de entrega:

O frete é gratuito para seu primeiro pedido (perceba que isso é um jeito sensacional de ativar o cliente). Depois disso, começa em US$ 3,99 para entregas em até duas horas e US$ 5,99 para entregas dentro de uma hora – isso quando você gastar US$ 35 ou mais.
Os custos de entrega aparecem no check-out, mas há também uma opção para se juntar ao clube de associação Instacart Express. Ele oferece entrega gratuita em 2 horas para pedidos acima de US$35. Custa US$ 99 por ano e você tem duas semanas grátis para experimentar. Gorjetas para seu personal shopper são opcionais, embora incentivadas.

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Como o Instacart ganha dinheiro?

Na verdade os custos do site não são os preços reais dos supermercados. A estratégia de preços da empresa não é muito clara. É preciso vasculhar o FAQ obter algumas informações:

“Sim, os preços do Instacart são nossos e variam do preço do varejista (exceto bebidas alcoólicas). Se você notar um item com preço incorreto ou injusto, por favor, sinta-se livre para nos avisar. Reservamo-nos o direito de cancelar os itens que estão com preços incorretos devido a erro.

O Instacart também diz em seu Twitter, “às vezes os nossos preços são mais baixos ou mais elevados do que os preços das lojas, às vezes eles são os mesmos.” Quando comparei o que Instacart cobrava em relação ao preço do varejista, encontrei o seguinte: alguns itens eram mais baratos, alguns eram o mesmo preço e alguns eram mais caros.
Ou seja, na média eles apresentam um bom modelo de negócio e que não penaliza seus clientes. É preciso colocar aí o preço de entrega e aceitar o “custo premium” da conveniência.
Mas pesquisando no Quora, acabei encontrando esta resposta que diz: “o markup deles é de aproximadamente 20% o preço que você pagaria indo fisicamente ao supermercado”.
Outro recurso muito interessante do serviço é a possibilidade de você compartilhar seu “carrinho de compras” com a família e amigos, ou ainda enviar produtos e mantimentos diretamente para eles.

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Resumindo

Pontos positivos

• Muito conveniente, especialmente se você está doente e não pode fazer compras, ou tem filhos pequenos e não pode sair de casa – ou se estiver com preguiça de pegar o carro;
• A lista de compras online é bem completa, se comparada ao que você encontra no supermercado real;
• Possibilidade de comprar em múltiplos supermercados de uma vez só;
• Acesso ao Costco (concorrente do Sam’s Club), mesmo sem uma adesão, ou carteirinha;
• Personal shoppers amigáveis (como no Uber) e uma experiência de compra bem fácil;
• Está disponível em iOS, Android – dá pra comprar pelo celular ou pelo tablet também.

Pontos negativos

• Não se pode ser exigente quanto aos legumes e vegetais;
• Os preços são próprios do Instacart e variam dos preços nos supermercados reais (e não está claro por que alguns itens são mais caros e outros menos);
• Não tem liquidações e não aceita cupons, vale-presentes ou programas de fidelidade dos varejistas (mas isso é óbvio, afinal, como eles conseguiriam unificar todos os sistemas em um só?)

Pra finalizar, eu mesmo sou extremamente adepto às compras presenciais no supermercado. Vejo aquele momento como uma terapia e um repositório para pesquisas varejistas, novos produtos, etc. Mas um serviço como esse no Brasil pode mudar uma cultura, especialmente nas grandes cidades, onde ninguém mais tem saco pra sair do trabalho e ficar no supermercado até as 22h. Pense nisso!
E você, gosta de comprar online no Extra, no Sonda, no Pão de Açúcar? Sua experiência com eles é sempre positiva? Comente logo abaixo!
Post originalmente publicado no Blog Business Ideas por Marcelo Pimenta.

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