• Fernando Mello
  • por Fernando Mello
  • Fernando Mello é sócio da GTC, agência de marketing digital. Trabalha com Internet desde 2001 e é um dos pioneiros no Brasil em termos de marketing de performance. É Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-SP. Liderou campanhas de Performance para empresas como Yoki, Anador, Levi’s, Ultragaz, Unilever, Amanco, Gafisa, Hertz e outros. É membro do comitê de Search da ABRADi e professor na Faculdades Belas Artes, ESPM e Faculdade Impacta Tecnologia.

Monitorar a concorrência pode fazer sua empresa vender mais

4 de março de 2019
Share Button

Sabemos que atualmente as empresas de diferentes segmentos estão utilizando o e-mail marketing em suas campanhas no intuito de, não apenas melhorar seus resultados de venda e retenção, mas também como mais um canal de relacionamento com o cliente.

Parece óbvio para você? E se eu te falar que é possível monitorar o e-mail marketing do seu concorrente e, com isso, conseguir vender mais?

Não falo de monitorar sendo mais um “cliente” que receberá o e-mail marketing do concorrente na sua caixa de entrada. Mas, de acompanhar a performance das ações dele diariamente.

Em 2018, notei a ausência de uma plataforma voltada para o monitoramento de e-mail marketing e percebi que o mercado estava carente de uma forma simples e objetiva de analisar a concorrência através do disparo de e-mails.

Sabendo que o e-mail é uma ferramenta com a maior taxa de conversão para o e-commerce, consegui chegar numa plataforma que mede em tempo real o que as maiores e mais diversificadas lojas virtuais fazem quando o assunto é e-mail marketing.

A importância de uma ferramenta de email marketing dentro do growth hacking

O E-mail Metrics nasceu para ajudar o varejo online a monitorar a concorrência e saber métricas de e-mails marketing, como: preços praticados pela concorrência, oscilações de valores e comparações de preços com o que está no website, produtos ofertados nos inúmeros disparos, identificação de cores predominantes nas datas sazonais, acesso a datas, horários, dias da semana e quantidades de disparos que o concorrente faz, etc.

Ao analisar os itens acima, o usuário terá tudo o que precisa saber para elaborar suas estratégias de forma que consiga aumentar consideravelmente a sua conversão de vendas.

Também é possível avaliar marcas e produtos mais vendidos, com gráficos que informam a quantidade de produtos ofertados por dia, de acordo com o período desejado; marcas que mais realizam promoções, produtos adicionados recentemente e o total ofertado em cada departamento de interesse escolhido pelo usuário no início do cadastro, palavras-chaves mais utilizadas, CTA (Call to Action), teste A/B nos layouts, além de organizar todas estas informações por meio de diversos filtros que otimizam a pesquisa.

Otimize a sua estratégia de comunicação enviando newsletters

Estas e outras informações disponíveis na plataforma permitirão que as empresas que aderirem passem a disparar campanhas de e-mail marketing de forma mais correta e no momento certo para os seus clientes, aumentando o número de vendas.

O tempo é a moeda mais valiosa que temos e foi pensando nisso que chego a conclusão de que monitorar a concorrência também significa acompanhar a performance do seu negócio, dentro do mercado em que se atua.

Como melhorar o atendimento ao cliente via e-mail?

Você também vai gostar

Como não parar na blacklist de e-mail dos clientes Você trabalha horas preparando um ótimo conteúdo para aquele e-mail marketing, reúne toda a sua lista de contatos, contrata um bom servidor para efetu...
9 dicas para proteger seu e-commerce de fraudadores internaciona... Os e-commerces que oferecem entregas para destinos internacionais vêm crescendo de maneira significativa em todo o mundo. Diferente do que muitos ...
Infográfico: Qual o momento certo para enviar e-mail marketing? Qual o momento certo para enviar e-mail marketing? Dia, hora e frequência são variáveis que influenciam diretamente os resultados dos seus envios de e...
3 boas práticas no e-commerce que as indústrias podem aproveitar... Seja pela praticidade ou por encontrar condições melhores, os usuários têm incorporado em sua rotina as compras pela internet. Tal atitude já é notada...
O preço psicológico do empreendedorismo Nota do editor: Este artigo ganhou o prêmio no 2014 Annual Awards Contest do Deadline Club, the New York City chapter of the Society of Professional J...
Como fazer automação de marketing (praticamente sem custo) – Par... Integrando o Mautic ao SparkPost plataforma de envio de e-mail (e até 100 mil e-mails por mês não tem custo) Se você já navegou em como fazer automaçã...
Instacart, um e-commerce que entrega suas compras em até uma hor... "A melhor maneira para fazer suas compras." Esse é o slogan na página inicial do Instacart, um e-commerce que entrega no mesmo dia suas compras de sup...
Dicas para vender mais na próxima Black Friday com e-mail market... O e-mail marketing tornou-se a técnica mais eficaz para venda online. Pense nisso, quantas vezes você ouve sobre ofertas ou descontos das marcas que v...
Saque FGTS: Como se tornar empreendedor online com o dinheiro da... Saiba o que priorizar de acordo com a quantia que vai receber do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Quem não sonha em ter um dinheirinho extra pa...
Novas lojas virtuais: Comece pequeno, sonhe grande! Um problema que percebo ser recorrente entre os micro e pequenos empreendedores que estão começando, ou que querem começar novas lojas virtuais, é o d...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>