Motivados muitas vezes por uma falsa sensação de facilidade/simplicidade, diversos empreendedores optam por começar seus negócios na Internet.
Entretanto, na hora de montar uma loja virtual, muitos deles acabam aliando altos investimentos e expertise sobre o negócio à falta de conhecimento sobre segmento de e-commerce, o que acaba não satisfazendo as expectativas e tendo consequências complicadas.

As melhores áreas para empreender no e-commerce


Você escolheu uma área promissora? Bem, não para por aí. Listamos cinco erros fatais que podem ser evitados na hora de criar uma loja virtual.

Não escolher a plataforma de vendas apropriada

Muitos empreendedores pecam nesta etapa do planejamento, pois não avaliam minuciosamente as funcionalidades e limitações de cada plataforma de vendas online.
Existem diversas no mercado, as simples e as robustas, para pequenas, médias ou grandes empresas, portanto, é essencial estudar uma a uma para não acabar optando por uma que não satisfaça as requisições do seu negócio e te obrigue a trocar mais tarde. Tenha em mente também que você precisará pensar nas etapas posteriores para o esperado crescimento do seu negócio.

Qual plataforma de e-commerce vocês me recomendariam?

Falta de atenção ao relacionamento com o consumidor

Atender bem o cliente é FUNDAMENTAL para o sucesso de qualquer negócio. Um bom plano de CRM compreende tanto o pré quanto o pós-venda, ambos importantíssimos para fidelizar o cliente (fidelização deve constar sempre entre seus objetivos).
Enviar ao cliente, por exemplo, um e-mail newsletter com produtos comprovadamente de interesse do usuário, e-mail marketing com cupom para um produto abandonado durante o processo do checkout, acompanhamento de status de pedido e de entrega e questionamentos sobre satisfação com a compra (seja no processo de escolha, de pagamento ou com o produto em si).
São prática essenciais que demonstram preocupação com quem compra com você. Seu consumidor tem a sensação de que se qualquer coisa der errado ele está seguro, sempre terá alguém para ajudar/resolver.

Atrair ou Fidelizar clientes: qual deve ser sua prioridade?

Problemas na apresentação dos produtos

Por mais baratos que sejam o seu produto e o frete, o fato é que estes prós vão por água abaixo em detrimento de um único fator: a dúvida.
Entre pagar barato por algo que não se tem certeza do que é, o cliente vai optar pela concorrência. Invista em uma fotografia da qualidade, abrangendo todos os ângulos do produto, bem como em uma descrição rica em detalhes de forma que o cliente tenha total certeza sobre o que vai comprar.

Como fazer boas fotografias de produtos e aumentar suas vendas

Não pensar o processo logístico

Este é um dos pilares da operação do e-commerce e deve ter muita atenção. Contar com um processo de fidelização eficiente, um estoque com produtos para pronta entrega e uma equipe ágil não adiantam se a logística for descoordenada.

Como gerenciar o estoque de sua loja virtual em tempos de crise


Aqui a dica é trabalhar com mais de um operador logístico e usar gateway de fretes, de forma a oferecer mais opções de frete ao cliente. Não esqueça da logística reversa, afinal, devoluções e políticas de atuação fazem parte da rotina de todo e-commerce.

Sua loja virtual já tem uma política bem definida?

Não se adaptar ao mobile

É inegável que vivemos em uma geração de mobilidade. Os smartphones fazem parte muito presente na vida de todos, inclusive na hora das compras.
Tentar comprar em uma interface não amigável e desestruturada é um verdadeiro teste de nervos. É essencial que você esteja preparado. O design responsivo não é mais um diferencial, mas sim pré-requisito.
http://www.profissionaldeecommerce.com.br/sites-e-e-commerces-que-nao-possuem-versao-mobile-perderao-performance/

Problemas de planejamento

O e-commerce oferece diversas oportunidades, entretanto, em um mercado cada vez mais concorrido, é necessário planejar minuciosamente para, além de não enfrentar problemas financeiros, também conseguir sobreviver e se destacar frente aos concorrentes e se tornar autoridade no negócio.
Para atingir este objetivo ao criar uma loja virtual, é necessário planejar todas as etapas do processo, ou seja, escolher uma área promissora. entender quem é e o que precisa seu cliente, a estrutura tecnológica, a experiência do cliente com a sua loja virtual, o controle de estoque, a logística e todos os outros e, não se limitando somente a isso, gerir todos os processos a fim de otimizá-los constantemente.
Recomendamos o donwload do nosso checklist para o empreendedor que está começando no e-commerce:

Como abrir uma loja virtual? Lembre-se de fazer o checklist!


O E-commerce faz parte dos seus sonhos de sucesso empreendedor? Está preparado para muito trabalho? Mãos à obra e boa sorte! Se ficou alguma dúvida, mande nos comentários e conversamos. 😉

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