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Pagamento online: Tudo que você e seu cliente precisam saber

9 de junho de 2016
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Ainda surgem muitas dúvidas quando falamos sobre pagamento online no e-commerce, tanto para o cliente, quanto para o lojista.
O que é natural, já que de tempos em tempos a tecnologia traz novidades e é difícil acompanhar. Além disso, apresenta uma diversidade de opções que podem deixar os usuários — lojistas e clientes — confusos no momento de escolher qual é a melhor alternativa para seu negócio e para o pagamento do consumidor.
Para ajudar abordaremos a seguir algumas questões importantes sobre pagamento online. Confira!

Certificados de segurança

Como o assunto envolve dinheiro, a segurança deve ser a palavra de ordem no pagamento online. Para isso, existem alguns certificados de segurança que são utilizados para criptografar a comunicação da loja virtual com os navegadores dos seus clientes, impedindo que hackers consigam dados e utilizem essas informações para praticarem fraudes.

Como o Certificado Digital SSL pode contribuir com o SEO do seu negócio


Deixe esses certificados visíveis na sua loja virtual para seus clientes. Isso faz toda a diferença, pois o cliente se sente muito mais seguro na hora de realizar uma compra e poderá ser até o fator decisivo na hora de optar pela sua loja.

Formas de pagamento online disponíveis

É fundamental que seu cliente tenha várias opções de pagamento:

Cartão de crédito

É um dos mais usados pelos consumidores. Isso se deve pela praticidade nas suas operações, além da possibilidade dos clientes parcelarem suas compras. Mas há um custo financeiro por parte do lojista nesse tipo de operação. Por isso, é importante acordar as taxas com as operadoras de cartão de crédito para que você não saia no prejuízo.

Como negociar a taxa de cartão de crédito com as operadoras

Boleto bancário

É uma forma antiga de pagamentos, mas ainda é muito utilizada por lojas virtuais. O cliente imprime o boleto no final da compra e faz o pagamento no banco. É uma boa opção para aqueles que não possuem cartão de crédito.

Débito online

Nessa opção, o cliente autoriza a transferência do valor da compra para a loja. Depois o banco autoriza para liberação do pagamento. Ainda não é a forma mais utilizada, mas é um meio rápido e seguro.

Débito bancário: menos estoques e clientes mais satisfeitos

Intermediários das vendas

Com a importância de se oferecer vários métodos de pagamentos para o cliente, há duas alternativas para otimizar transações financeiras da sua loja virtual: os intermediadores e gateways de pagamentos. O que muita gente não sabe, é que há uma diferença nesses dois métodos. Veja:

Intermediadores de pagamentos

Funcionam como intermediadores de transações. O intermediador recebe os pagamentos realizados pelos seus clientes com cartões de crédito, boletos bancários, transferências, e, de forma online, repassa para você, através de uma conta virtual.

10 elementos críticos de uma efetiva página de checkout em e-commerce

Gateways

São sistemas web que fazem uma ligação direta entre a sua loja virtual e os sistemas dos principais meios de pagamentos (cartões de crédito, bancos e boletos bancários).
Cada um tem suas diferenças, mas não há melhor nem pior. O ideal é usar os dois.

4 itens essenciais em um gateway de pagamento para aumentar a conversão

Frete

Quando o assunto é o frete, lojistas e clientes têm muitas dúvidas sobre os valores, e de que forma deve ser realizada a cobrança da entrega. Alguns lojistas colocam o frete fixo, outros já embutem no valor do produto e a grande maioria coloca como cobrança à parte.

Como é feito o cálculo de frete e quais as limitações dos Correios


Nessa última opção, o próprio site dos Correios fornece uma ferramenta para cálculo automático do frete, de acordo com o CEP do usuário, e o valor é pago junto com as compras. O lojista é quem precisa definir o melhor custo x benefício para sua loja.
O frete é um dos pontos mais importantes em um e-commerce. Por isso, tenha uma política de envio eficiente, isso vai te ajudar a fidelizar seus clientes.

FAQ

Dúvidas sempre vão aparecer. Uma boa ideia é dispor de um FAQ, aquele compilado de perguntas feitas de forma mais frequente, com as devidas respostas sobre os pagamentos. Essa pode ser uma solução não só para otimizar o seu tempo e do cliente, como também auxilia no SEO e no aumento da taxa de conversão da loja.

4 configurações mínimas (e obrigatórias) de SEO para qualquer loja virtual

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